Festa Literária de Uauá homenageia Ariano Suassuna no Sertão Baiano

PUBLICIDADE

Músicas, poesias, contos e homenagens. A cidade de Uauá, no sertão baiano, se prepara para receber a 5ª  edição da Festa Literária de Uauá (FLIU), que ocorre de 14 a 16 de novembro de 2024. Conhecido por promover a riqueza literária e cultural da região, o evento irá homenagear o escritor Ariano Suassuna, reunindo nomes de destaque da literatura brasileira e internacional.

Na 5ª  edição, a Festa Literária reafirma o seu compromisso com a diversidade e o fortalecimento da expressão cultural do sertão.

Abrindo o festival, oficinas e atividades em escolas locais fomentam o gosto pela leitura e pela escrita, com destaque para o lançamento de um livro de Cordel e Poesia, produzido por alunos do projeto Edu Cordel. Outra obra especial será lançada: um livro escrito e ilustrado por um aluno autista, fruto de um trabalho inclusivo que evidencia o impacto do FLIU na formação de novos talentos literários.

A FLIU 2024 terá a participação do escritor moçambicano José Eduardo Agualusa, que integrará uma mesa ao lado de Gil Vicente Tavares, com mediação do jornalista Renato Cordeiro. O encontro promete trazer uma visão enriquecedora sobre literatura e identidade cultural. O festival também oferece mesas literárias, shows e apresentações infantis na Praça São João Batista, um dos locais que abrigarão as atividades do evento.

Ao longo dos três dias, a FLIU oferece uma programação diversificada, incluindo a Fliuzinha, voltada para o público infantil, com contação de histórias, teatro e atividades lúdicas. Na abertura oficial, no dia 14, a Câmara de Vereadores recebe uma mesa inaugural e uma exposição do xilogravurista J. Borges.

No palco principal, shows de Maciel Melo e Claudio Barris são alguns dos destaques. No dia 15, autores como Siba e Antônio Marinho participam de mesas literárias e discussões. Encerrando o evento no dia 16, o público poderá desfrutar de apresentações musicais de Jéssica Caitano, Pedro Pondé, Rennan Mendes e Nilton Freitas, além da peça o Auto da Compadecida. A FLIU tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal de Uauá, Deputado Zó, IRPAA.

Neste ano, o evento faz uma merecida reverência ao paraibano Ariano Suassuna, autor de obras icônicas como “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”.

Suassuna é um dos maiores expoentes da literatura brasileira, fundador do Movimento Armorial, conhecido por valorizar a cultura nordestina e enriquecer o nosso patrimônio cultural. Uauá se prepara para mais uma edição da sua tradicional festa literária, que este ano homenageia esse grande autor.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Motta revela que Congresso está dividido sobre a jornada 6 x 1 e defende ‘dialogo’

Em entrevista ontem (12), ao portal Correio Brasiliense, o favorito à Presidência da Câmara, Hugo…

13 de novembro de 2024

Galdino volta a cobrar reciprocidade de Efraim e destaca que Republicanos perdeu a vice na chapa de João por sua causa

Em entrevista ontem (12), ao programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação, o presidente…

13 de novembro de 2024

Polícia prende funcionário de restaurante após furtar celular de cliente no aeroporto de JP

A polícia prendeu ontem (12), um funcionário de um restaurante que fica no aeroporto de…

13 de novembro de 2024

Confira o resultado do concurso do Instituto de Previdência do Município de JP

Foi divulgado ontem (12), o resultado final das provas objetivas do concurso público, para o…

13 de novembro de 2024

Dois homens vão de moto até hospital após serem atingidos por tiros na cidade de Bayeux

Mais uma noite foi marcada por violência ontem (12), no bairro Jardim Aeroporto, em Bayeux,…

13 de novembro de 2024

Para Adriano Galdino, possível candidatura de Lucas Ribeiro ao Governo da Paraíba em 2026 não anulará a sua postulação

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), afirmou que uma…

12 de novembro de 2024