Festival de Quadrilhas Juninas – Etapa Campinense abrilhanta a Pirâmide do Parque do Povo

PUBLICIDADE

“Na minha quadrilha só tem gente que brilha, só tem gente que brilha na minha quadrilha”! O trecho da música de Alcymar Monteiro representa o clima do primeiro dia do Festival de Quadrilhas Juninas – Etapa Campinense, que aconteceu na noite desta segunda-feira, 10, n’ O Maior São João do Mundo.

O Festival, promovido pela Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju/CG), tem o apoio da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), que este ano realizou o maior aporte financeiro pelo município para as juninas, no valor de R$ 300 mil, mantendo o compromisso da gestão municipal com o fomento e a tradição cultural na Rainha da Borborema.

O público presente assistiu a verdadeiros espetáculos, marcados por cores, brilhos, figurinos impecáveis, além de cenografias arrojadas, que contaram diversas histórias dentro do coração do Parque do Povo, a Pirâmide.

As quadrilhas “Arraiá do 40”, “Escurrega mai num cai”, “Rojão do Forró”, “Filhos de Campina”, “Moleka 100 Vergonha” e “Arraial em Paris” fizeram as apresentações com 30 minutos de duração cada, sendo avaliadas por seis jurados, que analisaram os seguintes critérios: entrada, figurino, marcador, coreografia, animação, conjunto, repertório, casamento e saída.

A banca de jurados da noite foi composta pela atriz e arte-educadora Joana Marques; o professor-historiador e ativista cultural Jandir Souto; o ator, coreógrafo e arte-educador Márcio Bacellar; o bailarino e ator Rodrigo Paes; a professora e bailarina Giseli Sampaio; o professor e ativista cultural Marinaldo Lira; e a coreógrafa, bailarina e professora Roberta Soares.

“A avaliação é baseada em normas e quesitos que estão estabelecidas no regulamento. São vários critérios artísticos que se relacionam entre si e que dão o contexto geral para as notas. Estar participando do Festival de Quadrilhas Etapa Campinense, dentro d’O Maior São João do Mundo, é uma honra. A Pirâmide do Parque do Povo é icônica, é mágica. Maravilhoso estar aqui hoje”, comentou Jandir Souto.

O marcador e fundador da junina “Arraiá do 40”, Rodrigo Lima, falou sobre a alegria da quadrilha estar competindo pela primeira vez no Festival.

Com o tema, “Na estrada da fé, o destino é ser feliz”, Rodrigo destacou que o enredo se entrelaça com a história da junina, no sentido de homenagear a tradição das quadrilhas.

“Estamos lisonjeados de participar não só d’O Maior São João do Mundo, mas do Maior Festival de Quadrilhas do Mundo. A nossa junina, juntamente com o nosso tema, remonta a tradição das quadrilhas das escolas, o “alavantur” e o “anarriê”. Trabalhamos com crianças e adolescentes, para incentivá-lós na preservação da nossa cultura”, salientou.

Até o dia do Festival, são meses de preparação para participar da competição, com ensaios, criação do enredo, dos figurinos e montagens de alegorias, como explicou Carla Rocha, a noiva da “Arraial em Paris”.

“Este ano estamos retratando a violência contra a mulher, com o tema “Vozes do Silêncio”. É um tema atual, importante, que precisa ser discutido e hoje a Arraial em Paris está dando voz a essas mulheres que sofrem violência doméstica, que são vítimas do feminicídio. Eu estou representando Ciça, que é vítima desse tipo de violência. Nas cores, trouxemos predominantemente o lilás, que representa o Agosto Lilás, mês que aborda a defesa das mulheres contra a violência”, explanou Carla.

Nesta terça-feira, 11, o Festival de Quadrilhas Juninas – Etapa Campinense continua. Se apresentam na Pirâmide do Parque do Povo mais cinco juninas, são elas: “Flor de Lampião”, “Expressão Junina”, “Baião D2”, “Mistura Gostosa” e “Cestinha de Flores”.

Após essas etapas de classificação, as três ganhadoras seguem para competir na etapa estadual, que acontece em João Pessoa.

Redação com assessoria

Foto: Micaela Nogueira/Codecom/CG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024