Festival Gastronômico reúne receitas que utilizam cachaça e rapadura
Evento acontece durante ‘Caminhos do Frio 2010’ e reúne 15 estabelecimentos da cidade de Areia
Os Festivais Gastronômicos são sempre uma excelente oportunidade de se conhecer novos sabores. Este ano o ‘Festival Gastronômico Civilização do Açúcar’ acontece associado ao ‘Caminhos do Frio 2010’, na cidade de Areia, que estende sua programação até o dia 25, com a apresentação de 15 receitas, entre pratos, sobremesas e bebidas, de restaurantes, bares e panificadoras do município.
Em geral associados à Rota Cultural, o Festival se apresenta como mais uma deliciosa alternativa de diversão para quem pretende visitar a cidade no período. Todas as receitas foram elaboradas especialmente para o evento por um chefe de cozinha e utilizando como base ingredientes como a cachaça, rapadura e o mel de engenho.
“Todas as receitas apresentam um gostinho que remonta a cultura do tempo do ciclo da cana-de-açúcar. Areia representa muito bem essa nossa história com a presença de engenhos de fogo vivo que o visitante também pode conferir de perto”, afirma Regina Amorim, gestora do Projeto de Turismo do Sebrae Paraíba.
Para quem deseja unir a degustação de um dos pratos ao passeio a um engenho, uma das opções é ir até a Zona Rural da cidade e conhecer o Engenho Laranjeiras. O local integra o Festival Gastronômico com o prato Carne de Sol de Engenho que leva em sua preparação mel de engenho, pimenta e queijo de coalho. Já no Engenho Bujari o prato da vez é um doce que une os sabores da rapadura a jaca, fruta abundante na Região.
Já para quem aprecia a bebida mais tradicional da cultura Nordestina, alguns pratos levam em sua receita a cachaça. O prato ‘Arroz de Bode à Sinhá Moça’ possui em sua composição carne de bode flambada na bebida e acompanhamento de arroz regado com mel de engenho do tipo Baião de Dois. A Costela de Porco Banguê em recita preparada para o evento é regada ao molho de maracujá e cachaça com o complemento de bananas carameladas no mel.
Para os amantes do doce o Festival preparou delícias como a Tapioca na Neblina que leva rapadura aerada ao leite e banana no seu preparo, além da broa ‘O Quebra’ que é preparada com farinha de trigo, açúcar, fubá de milho, ovos, leite e banana com calda de rapadura com banana e cerejas.
Assessoria Sebrae