Categorias: Cultura

Festival Gastronômico usa receitas com cachaça

PUBLICIDADE

Festival Gastronômico reúne receitas que utilizam cachaça e rapadura

 

Evento acontece durante ‘Caminhos do Frio 2010’ e reúne 15 estabelecimentos da cidade de Areia

 

Os Festivais Gastronômicos são sempre uma excelente oportunidade de se conhecer novos sabores. Este ano o ‘Festival Gastronômico Civilização do Açúcar’ acontece associado ao ‘Caminhos do Frio 2010’, na cidade de Areia, que estende sua programação até o dia 25, com a apresentação de 15 receitas, entre pratos, sobremesas e bebidas, de restaurantes, bares e panificadoras do município.

 

Em geral associados à Rota Cultural, o Festival se apresenta como mais uma deliciosa alternativa de diversão para quem pretende visitar a cidade no período. Todas as receitas foram elaboradas especialmente para o evento por um chefe de cozinha e utilizando como base ingredientes como a cachaça, rapadura e o mel de engenho.

 

“Todas as receitas apresentam um gostinho que remonta a cultura do tempo do ciclo da cana-de-açúcar. Areia representa muito bem essa nossa história com a presença de engenhos de fogo vivo que o visitante também pode conferir de perto”, afirma Regina Amorim, gestora do Projeto de Turismo do Sebrae Paraíba.

 

Para quem deseja unir a degustação de um dos pratos ao passeio a um engenho, uma das opções é ir até a Zona Rural da cidade e conhecer o Engenho Laranjeiras. O local integra o Festival Gastronômico com o prato Carne de Sol de Engenho que leva em sua preparação mel de engenho, pimenta e queijo de coalho. Já no Engenho Bujari o prato da vez é um doce que une os sabores da rapadura a jaca, fruta abundante na Região.

 

Já para quem aprecia a bebida mais tradicional da cultura Nordestina, alguns pratos levam em sua receita a cachaça. O prato ‘Arroz de Bode à Sinhá Moça’ possui em sua composição carne de bode flambada na bebida e acompanhamento de arroz regado com mel de engenho do tipo Baião de Dois. A Costela de Porco Banguê em recita preparada para o evento é regada ao molho de maracujá e cachaça com o complemento de bananas carameladas no mel.

 

Para os amantes do doce o Festival preparou delícias como a Tapioca na Neblina que leva rapadura aerada ao leite e banana no seu preparo, além da broa ‘O Quebra’ que é preparada com farinha de trigo, açúcar, fubá de milho, ovos, leite e banana com calda de rapadura com banana e cerejas.

 
 

Assessoria Sebrae

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025