A Paraíba o tempo todo  |

Festival Regeneração reúne arte, cultura e sustentabilidade no Largo de Tambaú

Foto: Adiel Mozart

Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro o Largo de Tambaú, em João Pessoa, recebe um festival que celebra a Regeneração local e global de forma ampla, olhando para a natureza, o ser humano, a interdependência, o cuidado, a colaboração, a diversidade, valorização da cultura local, e muito mais, em busca de um futuro sustentável e colaborativo.

Como o próprio nome diz, o Festival Regeneração será construído através de redes colaborativas que visam desenvolver soluções que contribuam para a valorização e preservação da cultura local, a regeneração do meio ambiente e sociedade, mais relações de confiança, fomentando ações educativas e a criação de hábitos de corresponsabilidade e colaboração da população para com essas questões fundamentais.

Nos três dias, o evento contará com empreendimentos criativos, atividades lúdicas, apresentações de artistas locais, experiências no largo e na praia. O objetivo é nutrir uma nova mentalidade, orientada pela regeneração amplificada, além do meio ambiente, passando pelo cuidado com pessoas, relações e as formas de interação e conexão.

Reforçando este movimento, o coletivo No Balaio, que já realiza na capital paraibana ações, eventos e capacitações em rede, gerando impacto social e reforçando a colaboração com o futuro do empreendedorismo, das novas economias e sustentabilidade social, se uniu ao Festival Regeneração em João Pessoa.

Para Karina Morais, idealizadora do No Balaio, e produtora do Festival na capital paraibana, esse é um projeto construído por muitas mãos e que vai ajudar a sensibilizar a população para um futuro regenerado, com destaque para o cuidado com o meio ambiente, o autocuidado e cuidado com o outro através das relações e conexões.

“Atuar de forma colaborativa é mais potente. Esse é um projeto construído por muitas mãos assim como a gente já faz no No Balaio, acreditando que o futuro é construído por muitas mãos. Inicialmente esse evento tinha a pretensão de abarcar no máximo 200 pessoas em um espaço bem menor, mas o que a gente vê é que a Paraíba em si é território que se mostra muito ativo e com isso foi possível engajar mais de 20 mil pessoas e isso só foi possível através da criatividade e riqueza que temos em João Pessoa e na Paraíba e das pessoas que se mobilizam para fazer com o que melhor aconteça” destacou.

Várias ações estão sendo pensadas com olhar a longo prazo, duas delas tem chamado a atenção pela contribuição que trarão para João Pessoa, como explica Simone Catalan, uma das organizadoras do Festival Regeneração.

“Uma das patrocinadoras disponibilizou fiação, cujas bobinas estão sendo transformadas em mesas para o público no local. Depois do evento, esse material será transferido para ajudar a mobiliar a sede da comunidade São Rafael, que está sendo construída. Outra iniciativa é que estamos tirando as garrafas do oceano, por meio de um mutirão de limpeza das praias e a equipe da EMLUR Criativa vai transformar essas garrafas plásticas em uma cortina que vai decorar o evento, com mensagens regenerativas para o futuro da cidade” disse.

E para semear essa transformação da mentalidade, nada melhor do que uma festa. Ou melhor, um festival com o intuito de convidar as pessoas para se divertirem e relaxarem e, ao mesmo tempo, repensarem a forma como vivem e como é possível fazer diferente.

Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, das 15h às 23h, no Largo do Tambaú, no Busto de Tamandaré, a população local e os turistas contarão com diferentes atividades como oficinas, vivências, shows, educação ambiental, adoção, vacinação e vermífugação de animais. O turista também poderá encontrar mais informações sobre passeios com os guias locais e de outras cidades.

Na sexta-feira (20) a programação cultural conta com Wil Cor trio acústico, que traz voz, violão e trompete: grooves, soul e funkeadas, autorais e versões de Djavan, Tim Maia, Jorge Ben Jor, e outros swings, com aquele clima gostoso de verão.

Já no sábado (21), Clara Endiasy e banda Coco de Akaju trarão para o Largo de Tambaú elementos do coco de roda tradicional e música popular brasileira.

Para encerrar o festival, nada melhor que um bom forró com o Trio Baraúna, formado por Betinho Lucena, Joab Dantas e Thiago Melo, botando todo mundo pra dançar.

Além dessas atrações, nos três dias haverá djs, contação de histórias, apresentação de dança, apresentação circense e muito mais.

O Festival Regeneração é uma realização da Plataforma Caleidoscópio e do Projeto No Balaio, e correalização da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba. Tem patrocínio de Araújo Produções, Ba’ra Hotel, Claro, Control Construções, Terrarte e Crew Gestão e Produção Audiovisual, além de muitos apoiadores.

PB Agora com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe