Categorias: Cultura

Festival vai homenagear compositor Ilmar Cavalcante

PUBLICIDADE

A cidade de Monteiro, localizada na Paraíba e distante 319 km da Capital, realiza a partir desta quarta-feira (23) até domingo (27), o II Festival de Cultura Popular Zabé da Loca. O festival vai homenagear o compositor Ilmar Cavalcante. O governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), apóia a realização do evento.

 

O festival está com a programação definida. Durante os cinco dias serão realizadas oficinas de literatura, Cordel, palestras, Mostra de Teatro e Dança, Cinema e lançamento de livros. Estão previstas também apresentação no Teatro de rua, shows artísticos e gincanas culturais, além de Festival de Violeiros.

 

Ceguinhas de Campina – O secretario de Cultura e Turismo de Monteiro, Edcarlos Farias, informa que estão confirmadas as participações das “ Ceguinhas de Campina”, protagonistas do filme “A pessoa é para o que nasce”. As três deficientes, antes da consagração popular, passaram grande parte de suas vidas juntas, cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil.

 

Edcarlos Farias explica que o Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, mesmo estando ainda no seu segundo ano de existência, já é um evento que divulga a cidade de Monteiro e o Cariri paraibano no cenário cultural brasileiro. “ No ano passado o evento contou com as presenças de nomes consagrados como Flávio José, Dejinha de Monteiro, Novinho da Paraíba, Luciene Melo e Chico César. Na versão deste ano o festival deverá contar também com grandes atrações que estarão homenageando Ilmar Cavalcante.

 

Literatura de Cordel nas escolas – A cidade de Monteiro é conhecida por sua riqueza cultural, berço de grandes nomes da poesia, da literatura e da música. A secretária de Educação do município, Ana Lima Feliciano, disse que está sendo elaborado um projeto pedagógico para que a poesia popular, através da Literatura de Cordel, seja trabalhada no currículo escolar, como forma de possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer e preservar os valores culturais da região.

 

A secretária avisa que acontecerá entre os dias 21 a 25 deste mês, a primeira atividade preparatória para a implementação do projeto. Está prevista a realização de uma Oficina de Literatura de Cordel ministrada por Abdias Campos, numa parceria entre a Funarte e a Prefeitura de Monteiro.

A oficina terá 30 horas de trabalho e dela deverão participar professores, poetas e agentes culturais. Os trabalhos realizados durante a oficina serão expostos no Festival de Violeiros que acontecerá na noite do dia 25 de fevereiro (sexta-feira) com a presença de grandes nomes da poesia popular nordestina.

 

Pré-programação da II edição do Festival:

 

23 de Fevereiro (Quarta-feira)

 

09h – Abertura Oficial (Pátio da Prefeitura Municipal)

09h30 – Apresentação da Fanfarra / Grupos Culturais e Teatro de Rua (Pátio da Prefeitura Municipal)

10h – Abertura de Exposição de Artesanato do Cariri Paraibano (Museu Histórico)

19h30 – Mostra de Teatro (Teatro Jansen Filho), com Espetáculo Teatral Grupo UEPB Monteiro: As Plêiades da Matemática; Espetáculo de Dança Clássica – Grupo UEPB Campus Campina Grande e Espetáculo Teatral: Machos (Direção Saulo Queiroz) – Grupo do Campus UEPB.

 

Dia 24 Fevereiro (Quinta-feira)

 

14h – Palestra “Cultura na Educação”, Ministrada pelo professor Antonio Rafael de Menezes (Teatro Jansen Filho)

19h30 – Apresentação cultural / Mostra de Cinema / Exibição de vídeo em homenagem a Ilmar Cavalcante

 

Dia 25 Fevereiro (Sexta-feira)

 

09h – Reunião do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano (Teatro Jansen Filho)

10h – Palestra Programa Mais Cultura e Sistema Nacional e Municipal de Cultura: Representante do Ministério da Cultura (Teatro Jansen Filho)

20h – Lançamento do Cordel Pinto do Monteiro: Autor Manoel Monteiro (Centro Cultural) e Festival de Violeiros – Noite dos Campeões – Pinto do Monteiro (Centro Cultural)

 

Dia 26 Fevereiro (Sábado)

 

08h – Cultura na Feira: Apresentações culturais: Banda de Pífanos Mirim Curumins da Serra / Coco de Roda Quitéria Noberto/ Banda de Pífanos Alto São Vicente / Bereta do Cavaquinho/ João de Amélia (Mercado Público)

16h – Lançamento do livro “Ciço de Luzia” de Efigênio Moura e Apresentação Cultural de Niedson Nill (Casa Progresso)

20h30 – Homenagem a Ilmar Cavalcante (Praça João Pessoa)

20h45 – Apresentação Cultural de Zabé da Loca

21h – Apresentação Banda Filarmônica

22h – Shows Musicais

 

Dia 27 Fevereiro (Domingo)

 

07h Gincana Cultural (Maratona Caracterizada)

 

Programação de Oficinas

 

dia 23 de fevereiro

 

08h00: Abertura

Oficina de Vídeo: Ministrada por Asley Ravel (Escola Municipal Maria do Socorro Aragão)

Oficina de Pífano: Ministrada por Josivane Caiano e Pitó (PETI)

Oficina de Coco de Roda: Ministrada por Ivan do Coco (PETI)

Oficina de Literatura de Cordel: Ministrada por Manoel Monteiro (Secretaria de Educação)

 

Sobre o homenageado

 

O compositor paraibano Ilmar Cavalcante nasceu no dia 19 de outubro de 1970, em João Pessoa, mas sempre morou na musical cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Ele é filho de Inácio Vieira da Silva (in memorian) e Lindalva Cavalcante da Silva.

 

O homenageado teve a infância dividida entre os estudos, as peladas de futebol e as férias no sítio Angico, dos avós maternos. A admiração de seu pai pela música regional, em especial pelo forró do Trio Nordestino, clareou-lhe a inspiração e fez surgir os primeiros versos em forma de canção. Com o passar do tempo, entre os 19 e os 20 anos de idade, já com alguns trabalhos desenvolvidos, Ilmar se sentia feliz tocando violão e mostrando as primeiras composições a amigos mais próximos.

 

Vencendo a timidez, apresentou suas canções a alguns artistas monteirenses, em especial a Flávio José e a Dejinha de Monteiro, que gravou sua primeira música intitulada, “Me deixa entrar no seu mundo”, de 1993.

 

Primeiros sucessos – Depois dessa primeira vitória, a inspiração e a dedicação se redobraram. Em 1994, Ilmar teve a música “Poucas Palavras” interpretada pela cantora Eliane. Coube a Flávio José apresentar Ilmar à Eliane. A partir de então, as portas se abriram para o jovem compositor.

 

Ainda em 1994, Ilmar conhece o cantor e compositor Nanado Alves e dessa parceria, nasceram grandes sucessos consagrados pelo povo. Na ocasião a Banda Magníficos, em início de carreira, gravou cinco músicas da dupla, entre elas “Xote de encomenda”, “Charme especial” e “Todo dia te querer”.

 

No ano seguinte Flávio José grava duas músicas que se tornariam sucessos (“Um passarinho” e “O bom do amor”). Por seu lado, a Banda Magnificos lança seu segundo trabalho com mais três músicas da dupla: “Tenda”, “Alguém”, “Viver uma paixão”. Começa então o reconhecimento em todo território nacional.

 

Novos intérpretes – Em 1996, o cantor Gláucio Costa grava o xote “Cheiro de nós”, uma música cheia de poesia em que a letra faz uma pequena homenagem ao grande poeta José Marcolino. A partir de 1997, Ilmar tem suas músicas executadas pelas rádios de todo o país, a exemplo de “ Saudade que mata”, com Genaro, e “Diálogo”, com Flávio José.

 

No 1º MPB Cariri, um Festival de Música Regional realizado em Monteiro em 1998, Ilmar é o grande vencedor com a música “Quando escuto seu Luiz”. Essa canção foi gravada por Flávio José no CD “ Pra todo mundo”, com o nome de “Sangue nordestino”. Nesse mesmo disco, encontramos o baião “Só falta você voltar”.

 

Com o surgimento de novas bandas de forró, a Magníficos grava em 1999 a música “Muito pra te dar” (parceria com Nanado Alves e Jorge Andrade). Já em 2000, o cantor Flávio José entra na gravadora BMG e lança um novo CD, que tem como carro- chefe “Seu olhar não mente” e o xote “A vida é você” (Ilmar Cavalcante/Nanado Alves). Dois grandes sucessos lembrados pelo público.

 

No ano seguinte, a música “Amor pra mais de mil” foi gravada por mais de 30 artistas inclusive o cantor Novinho da Paraíba e as bandas Mastruz com Leite, Raízes do Forró. Com essa canção vários desses artistas se apresentam em programas de TV (Xuxa Parque, Super POP e A Casa é Sua, entre outros). No mesmo ano, o cantor Adelmário Coelho grava “Chega de saudade”, que foi carro-chefe do CD e teve grande aceitação popular.

 

Coletâneas – Em 2002, a gravadora BMG lança duas coletâneas de Ilmar Cavalcante: As Melhores do ano e 4 em 1. A música “Seu olhar não mente” (Ilmar/Nanado) fizeram parte destes dois discos, que teve a participação de grandes nomes da musica popular brasileira Fábio Jr., Leonardo, Daniela Mercury entre outros.

 

O baiano Adelmário Coelho gravou, em 2004, “Farejador de forró”, um autêntico pé-de-serra feito por encomenda. Nessa música, a parceria foi com o seu compadre João Batista.

 

Em 2005, a Banda Magníficos, o cantor Novinho da Paraíba e Santanna gravaram em DVD sucessos de Ilmar Cavalcante. Dois anos depois o compositor foi um dos campeões do Forrofest (2° Lugar) com o baião, “Meu Lugar é meu Nordeste”, interpretado por Osmando Silva.

 

Depois de mais de 300 músicas gravadas, e muitas outras inéditas, o compositor monteirense lança o CD “Ilmar Cavalcante, meus amigos meu Forró”. Neste trabalho grandes artistas da música regional interpretam o poeta-compositor abrilhantando cada vez mais seu belíssimo trabalho.

 

No ano passado, Ilmar lança seu 2º trabalho, contando mais uma vez com a participação especial de seus amigos e admiradores. O trabalho surge naturalmente de uma aclamação dos admiradores da boa música nordestina, autêntica e de boa qualidade. Contando nesse trabalho com novas participações a exemplo de Jorge de Altinho, Cezinha, Flávio Leandro, Geraldinho Lins e outros.

 

Agradecido pelos sucessos alcançados, o poeta compõe em meio à vida cotidiana. Em casa ou no trabalho, Ilmar sempre encontra tempo para ler, buscar inspiração, ouvir e aprender com os grandes mestres da música e poesia, como Luiz Gonzaga, o cantor Lindú (Trio Nordestino), Dominguinhos, Guilherme Arantes, Chico Buarque e Jansen Filho, entre outros.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024