Categorias: Cultura

Filme brasileiro fica fora do Oscar 2015

PUBLICIDADE

 O longa-metragem brasileiro “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro, está fora da disputa pelo Oscar de filme em língua estrangeira. Na tarde desta sexta-feira, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade americana que organiza o prêmio, divulgou uma lista com nove produções que seguem na disputa para levar a estatueta na cerimônia do dia 22 de fevereiro de 2015. Cinco dessas produções estarão na lista final, que será divulgada em 15 de janeiro.

 

Ribeiro disse não ter ficado surpreso com a notícia.

 

— A essa altura eu não esperava muita coisa. Ultimamente a imprensa estrangeira e os críticos fizeram diversas listas. Saíram os indicados ao Globo de Ouro, ao Spirit Awards… e como não entramos nesses grupos, eu já considerava que, se “Hoje eu quero voltar sozinho” entrasse na shortlist do Oscar, seria o “azarão”. De qualquer forma, chegar até onde chegamos com esse filme, sobre um adolescente cego e gay, já é impressionante. O ano de 2014 foi muito bom para a gente — afirmou o cineasta.

 

No total, 83 filmes tiveram suas inscrições aceitas pela Academia. Agora, seguem na competição o argentino “Relatos selvagens”, de Damián Szifrón; o estoniano “Tangerines”, de Zaza Urushadze; o georgiano “Corn Island”, de George Ovashvili; o mauritaniano “Timbuktu”, de Abderrahmane Sissako; o holandês “Accused”, de Paula van der Oest; o polonês “Ida”, de Paweł Pawlikowski; o russo “Leviathan”, de Andrey Zvyagintsev; o sueco “Força maior”, de Ruben Östlund; e o venezuelano “Libertador”, de Alberto Arvelo.

 

Desses, apenas “Relatos selvagens” já entrou no circuito comercial brasileiro. Até aqui, nas apostas de sites e analistas de mercado, o favorito é “Ida”, cuja estreia no país está marcada para a próxima quinta-feira, dia 25.

 

Além de “Hoje eu quero voltar sozinho”, outros filmes importantes ficaram de fora da lista, como o belga “Dois dias, uma noite”, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, o canadense “Mommy”, de Xavier Dolan, e o turco “Sono de inverno”, de Nuri Bilge Ceylan.

 

“Hoje eu quero voltar sozinho” fez sua estreia no último Festival de Berlim, quando recebeu o prêmio Teddy. Depois ele participou de mais de 70 festivais e ganhou outros 32 troféus. Sua trama narra o amadurecimento sexual de um adolescente cego e gay.

 

 

O Globo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024