São 39 autores de 14 países, 18 mesas literárias e orçamento de R$ 6,3 milhões. Com essa estrutura, começa hoje a 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que promete reunir cerca de 20 mil pessoas durante os cinco dias de evento.
“A riqueza está no encontro dessas vozes diferentes, na mistura que faz toda a diferença”, analisa o diretor de programação da Flip, Flávio Moura, que recebe mais uma vez o indiano Salman Rushdie, participante da 3ª edição, agora para fazer o lançamento mundial de Luka e o Fogo da Vida. Ele é autor-síntese da literatura chamada multicultural, fio condutor dos debates desta Flip.
O crítico britânico Terry Eagleton abordará a polêmica entre ciência e religião, que foi levantada ano passado por Richard Dawkins. Já a escritora paulista Patricia Melo vai promover um diálogo com a americana Lionel Shriver sobre os suspenses psicológicos e a criminalidade presente nos romances contemporâneos.
Prestes a completar 80 anos, o poeta Ferreira Gullar será homenageado no evento. Ao lado de Eucanaã Ferraz, Chacal e Antonio Cícero, participará de um tributo poético pelos 80 anos da publicação de Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade. Gullar também revisitará sua trajetória e lerá trechos de Em Parte Alguma, livro de poemas que ainda não foi lançado.
Muito esperado, o cantor Lou Reed, que havia confirmado presença na Flip para lançar o livro Atravessar o Fogo, cancelou sua participação. Ele alegou apenas “motivos pessoais”.
Terra
Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…
Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…
A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…
Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…
Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…