Categorias: Cultura

FLORAÇÃO DOS IPÊS: espetáculo da natureza embeleza a Serra da Borborema

PUBLICIDADE

 Clima frio, vento que sopra forte e flores que exalam um perfume no ar. Em poucos meses do ano, a Rainha da Borborema fica tão bela quanto nesse período pré-natalino, por conta da floração dos ipês.

Árvores grandes de beleza incomparável, elas estão em todos os cantos da cidade. Belos, perfumados e encantadores, os ipês inspiram poetas e fazem os campinenses terem a sensação de que estão diante de quadros renascentistas. Em algumas ruas, e avenidas, chegam a formar um tapete de flores, e se transformam em cartão postal. No final da tarde, o por do sol, ajuda a tornar o cenário mais deslumbrante e convidativo para a reflexão. É a época da floração dos ipês em Campina Grande, um espetáculo que se renova a cada ano.

Caminhar por avenidas como a Severino Cabral, mais conhecida como Avenida Brasília; a rua Dr. Severino Cruz nas margens do Açude Velho, ou avenida Floriano Peixoto, é atravessar um imenso jardim ao ar livre. A paisagem que surge na frente, bem ao alcance dos olhos é deslumbrante. O espetáculo da floração dos ipês na cidade é de encher os olhos, contrastando-se com o trânsito e a correria das pessoas, principalmente nessa época agitada do ano.

Na praça Clementino Procópio, em frente ao antigo cine Capitólio, é impossível o campinense não se encantar com a beleza que floração de um pé de ipê proporciona. Até mesmo que passa pelo local apressado, não resiste e ao levantar os olhos se depara com a beleza rara. Tem a impressão de está contemplando uma pintura de artistas renascentista pela beleza das cores. “A gente tem que apreciar. É o espetáculo que só acontece uma vez por ano” disse o jornalista Júlio César, ao registrar a imagem com sua câmara fotográfica.

No calçadão da Cardoso Vieira, a fila de árvores cada uma mais bela que a outra, quebra a rotina dos transeuntes. Quem senta nos bancos,  e se refugia com a sobra das árvores, agora se deslumbra com as flores que caem no chão.. “É muito belo esses ipês” revelou um aposentado, frequentador assíduo do calçadão. O vento que sopra na Serra da Borborema, faz os ipês balançar suas folhas e flores produzindo um balé natural.

Como acontece todos os anos, o espetáculo da floração dos ipês rosa, amarelo, roxo e branco está embelezando Campina Grande nesta estação pré-natalina, chamando a atenção da população. Na Avenida Severino Cabral, a fila de ipês nas cores rosa e amarelo virou um espetáculo proporcionado pela natureza, para deleite dos olhos, da sensibilidade e da saúde. No final da tarde algumas flores caem formando um tapete no chão. Quando o dia amanhece, o tapete é desmanchado pelo vento. O mesmo acontece em outras avenidas.

A professora Moemia Foock passava em seu carro e não resistiu ao ver um ipê na avenida Elpídio de Almeida. Tirou uma foto e postou no faceboock. Na avenida Canal, os ipês também embelezam a paisagem e atrai olhares de pessoas que passam a pé ou de carro. O mesmo acontece na Secretaria de Saúde onde uma grande e majestosa árvore rouba a cena de quem chega no local.

O espetáculo, no entanto, é passageiro. Antes mesmo do Natal, a beleza dos ipês vai desaparecer. No começo de dezembro só restarão alguns ipês mais viçosos, que sustentam sua florada escassa por mais uns dias.

O ecologista Roberto Almeida conta que o período de floração dos ipês dura apenas um mês. Começa entre o final da primavera e início do verão. Nessa época de transição de estação, segundo ele, todas as folhas das árvores caem, ficando apenas as flores. Com o balanço do vento, as flores costumam cair ao final da tarde formando um tapete de cores no chão. “É lindo. A floração dos ipês é um dos mais belos espetáculos da natureza”, disse o ecologista.

Em Campina Grande existem hoje cerca de cinco mil árvores de ipês distribuídas nas ruas, avenidas, praças e residências. As primeiras árvores ipês foram plantadas na cidade há cerca de 20 anos em uma campanha liderada por Roberto Almeida. As mudas foram cultivadas no horto florestal da cidade e quando estavam com um metro e meio de altura foram plantadas.

A floração dos ipês, segundo ele, representa uma bela e vistosa indicação de que se aproxima o Natal e o término do ano. O encantamento visual dos ipês fascina muitas pessoas, que em muitas vezes ficam por longo tempo paradas diante das árvores contemplando essa maravilha da natureza. Os ipês, a árvore mais cantada em verso e prosa no país, inspira namorados, escritores e poetas.

Árvore nativa do Brasil, com uma floração rápida, atinge até 12 metros de altura e pode ser plantada nas calçadas, sem o perigo de suas raízes atingir os muros. Segundo Roberto Almeida, os ipês são árvores advindas da Mata Atlântica que se adaptam a todo o clima, principalmente no clima ameno da Serra da Borborema. “O Ipê é facilmente adaptável em regiões como a de Campina Grande, e um dos efeitos que causa esta boa adaptação é o clima”, observou Roberto Almeida. Em toda a cidade de João Pessoa, o cenário também é de cartão postal. Na capital são aproximadamente 400 árvores, nas cores branca, rosa, roxa.

Severino Lopes

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025