A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realiza, na próxima terça-feira (30), no pátio da Instituição, a prévia do Bloco Portadores da Folia. O evento vai reunir usuários, familiares, servidores e entidades convidadas. A folia será animada por uma escola de samba da capital, a partir das 8h. Na ocasião, será lançado o estandarte do carnaval 2018.
Para realizar a prévia, todas as coordenações da Funad estão envolvidas, inclusive a decoração e a confecção do estandarte estão sendo produzidos pelo Núcleo de Vivência e Artes (NVA), nas oficinas de reabilitação dos usuários.
Desfile – O Bloco Portadores da Folia vai desfilar pela orla da Capital no próximo dia 6 de fevereiro, durante o Projeto Folia de Rua. O Bloco, que reúne pessoas com deficiência de várias entidades do Estado, terá como tema este ano “Frevo, diversidade e alegria”. Todas as instituições vão participar e a alegria vai tomar conta da avenida, desde a concentração, no final da Avenida Beira Rio, até o ponto final, no Largo da Gameleira.
A concentração será a partir das 14h30 e os servidores da Funad estarão trabalhando para garantir apoio e segurança dos foliões. A organização terá a contribuição da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Secretarias do Estado. Toda a população está convidada a integrar o bloco, que sairá pela avenida às 16h.
A animação do bloco será comandada pela Banda Acredite, do Centro Helena Holanda. “Será mais uma demonstração de que a folia tem uma linguagem universal e mesmo pessoas com deficiência podem sim participar. A inclusão é a grande bandeira e a acessibilidade é um direito de todos. Vamos fazer uma grande festa no projeto Folia de Rua e todos estão convidados”, disse Simone Jordão, presidente da Funad, que conduz o Bloco Portadores da Folia.
Secom