Categorias: Cultura

Funesc inicia penúltima semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’

PUBLICIDADE

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia, nesta segunda-feira (1º), a quinta semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o isolamento domiciliar. A penúltima semana, que acontece de 1 a 7 de junho, traz 18 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações.

A programação do Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre nas segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h. São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos. Após as transmissões, todo o material fica disponível para quem perdeu a estreia ou quiser assistir maratonando. A sessão de estreia do projeto aconteceu no dia 6 de maio e desde então já chega a 22 mil visualizações só no material do projeto.

Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Instagram. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado, seu processo criativo e trajetória artística.

O projeto também traz inclusão social por meio de interpretação em libras em boa parte dos vídeos, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.

Quinta semana – A penúltima semana do projeto abre os trabalhos na segunda-feira (1º) com o vídeo de Vinícius Dadamo, que preparou uma oficina de criação e finalização de mapa de palco e luz utilizando o programa LXFree. Em seguida, será exibido o vídeo ‘Mulheres da Poesia Brasileira’, em que as atrizes Fernanda Maranho, Eslia María, Barbara Azevedo e Carolê Sousa simulam uma ‘live’ reunindo grandes nomes femininos da poesia como Anayde Beiriz, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Elisa Lucinda. Na sequência, estreia o vídeo ‘Curadores: Circuitos Ativos 100mg’, do artista visual Everton David. Para fechar o dia, Filosofino apresenta seu ‘Diário de Quarentena’ na forma de poesia falada.

Já a quarta-feira está recheada de atividades de formação e apresentações, começando com a ‘Oficina de coco de roda da Paraíba’, ministrada pela mestra Ana do Coco Novo Quilombo (Conde). Em seguida, a família circense do Montagem Circus estreia seu vídeo com fragmentos de números de mágica, aéreo e cubo. Na sequência, o escritor Júnior Pereira apresenta resenhas de obras da literatura brasileira em ‘Literacultura’. O dia finaliza com dois vídeos musicais – banda Flores Baldias e, por último, Bodão Ferreira, com ‘Voz, Violão e Poesia’.

Na sexta-feira tem mais! O dia começa com workshop de breaking dance de BBoy Invictus para dançar em casa. Em seguida, a atriz Eulina Barbosa apresenta o seu ‘Devaneio compartilhando um processo’. Na sequência, Mari Oliveira traça um histórico sobre a cena do slam na Paraíba. Para quem está com saudade de dançar um forró, o dia fecha com Sandra Belê e o vídeo ‘Daqui de casa, o São João da gente’, reunindo música e poesia rimada.

O domingo traz mais cinco vídeos, começando por Marina Carneiro, que apresenta a história do balé em ‘Pelo mundo da dança’. Em seguida, ‘As aventuras de Trupizupe’, com Yorrana Bizai. Na sequência, o circense Flávio Manzano mostra ‘Magia’ e a atriz Renata Dourado entra em cena como a ‘Palhaça Beterraba’. A semana fecha com o artista visual Ítalo Tavares e o vídeo ‘Corage na tela: graffiti em tempos de pandemia’.

Sinopses – Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Programação Virtual
Semana 5

01/06 – SEGUNDA
17h – Criação e finalização de mapa de palco e luz utilizando o programa LXFree
Vinicius Dadamo – Teatro –João Pessoa
Sinopse:  Videoaula embasada em 3 aspectos: 1º instalação e configuração do programa; 2º tutorial para uso do programa Lxfree que compreende projetar e executar mapa de iluminação, projetar e executar mapa de cenografia/palco, exportar arquivo do projeto em PDF para envio de editais e afins, salvar projeto em arquivo aberto; 3º procedimentos para adaptação dos mapas. Além disso, está disponível nos links abaixo, o download do programa LXFree, site para consultar numeração e características de gelatinas e também o arquivo que foi desenvolvido nesta vídeo aula.
Ficha técnica – roteiro, captação de imagem, edição: Vinicius Dadamo
Redes Sociais:
Instagram: @_nivivini

17h30 – Mulheres da poesia brasileira
Fernanda Maranho, Eslia María, Barbara Azevedo e Carolê Sousa – Teatro – João Pessoa
Sinopse: A jornalista Alice (Fernanda Maranho), apaixonada por poesia, conduz uma live em seu canal, convidando artistas, intérpretes, escritores, para dialogar e recitar poesias. Esta live, porém, será especial, porque ela terá a oportunidade de reunir grandes nomes da poesia feminina, que marcaram época e a história desta linguagem: Clarice Lispector, Elisa Lucinda, Cecília Meireles e Anayde Beiriz estarão com a jornalista nesse encontro. Trata-se de uma live ficcional, que se baseia em falas e estudos sobre as autoras para construir suas intervenções e uma curadoria de suas poesias. As atrizes nos papéis de Clarice Lispector, Elisa Lucinda, Cecília Meireles e Anayde Beiriz são Eslia Maria, Carol Alê, Fernanda Maranho e Bárbara Azevedo, respectivamente.

Ficha técnica –  Elenco: Bárbara Azevedo (Anayde Beiriz), Carolê Sousa (Elisa Lucinda), Eslia Maria (Clarice Lispector), Fernanda Maranho (Cecília Meireles e Alice) / Texto, direção: Fernanda Maranho / Edição de imagem e som: Stéfano Sendtko
Redes sociais:
Instagram: @ferxmaranho / @caroleesousa / @esliamaria / @barbaradeaz / @awoiak

18h – Curadores: circuitos ativos 100mg
Everton David – Artes Visuais – João Pessoa
Sinopse: Recorte de duas obras expostas na última individual do artista, denominada ‘Curadores circuitos ativos 100mg’. A ideia é recriar essas obras para um contexto videográfico, onde serão montados e exibidos a instalação Princípios Ativos (2019) e a performance Ativando Circuitos (2019).

Ficha Técnica –  Artista visual: Everton David / Câmera e edição: Everton David
Redes sociais:
Instagram: @evertondaviid
Site: https://evertondavidart.wixsite.com/2020
Youtube:  Everton David

18h30 – Diário de Quarentena
Filosofino – Poesia Falada – João Pessoa
Sinopse: Diário de quarentena é uma série de poesias escritas e gravadas no período de quarentena da COVID-19, a partir da perspectiva de Filosofino como poeta marginal, trabalhador independente e artista. Nesta erupção de ideias vêm à tona questões pessoais, emocionais, críticas, metafísicas, tecnológicas e raciais. O artista busca transmitir um pouco do que tem sentido no seu espaço e refletido em forma de arte e poesia.

Ficha técnica: Texto, captação de imagem: Filosofino / Edição: Rieg e Filosofino
Redes sociais:
Facebook: Filosofino
Instagram: @filosofino / @_caettt

03/06 – QUARTA
17h – Oficina de Coco de Roda da Paraíba: Um enfoque na corporalidade das danças
Mestra Ana do Coco Novo Quilombo – Culturas Populares -Conde
Sinopse: Oficina aborda teoria e prática. A parte teórica é desenvolvida por meio de uma conversa sobre a brincadeira do coco de roda praticada na Paraíba: a importância da roda, as diferentes linguagens, canto, dança, instrumentos e toques. Somando-se à conversa são praticadas as cantigas e a dança dessa brincadeira. Tempo total do vídeo: 19 minutos e 15 segundos.

Ficha técnica – Ministrante, captação de imagem e roteiro: Mestra Ana
Redes sociais:
Facebook: Ana Rodrigues
Instagram: @quilombo_ipiranga_ /Apoios: @folguedosparaibanos @cocoacaua @artecasaec

17h30 – Família Circense em Fragmentos de Mágica, Aéreo e Cubo
Montagem Circus – Circo – João Pessoa
Sinopse: Artistas circenses apresentam três números: o primeiro é “ Mala Muscovita”, apresentado por duas mulheres de preto, uma é amarrada e trancada na mala, a outra fica encima da mala envolvida em um biombo e em questão de segundos a troca acontece , inclusive com troca de figurinos. Segundo – ‘Homem Pássaro’ – Número de aéreo em tecido reduzido, no qual o circense executa várias acrobacias aéreas em movimento, chegando a uma altura entre 4 a 5 metros.Terceiro –‘Cubo Olímpico’ – A circense, com a ajuda da sua patner, faz malabarismo com três cubos diferentes em tamanho e formato, demonstrando agilidade e criatividade com os aparelhos.
Ficha técnica – Circenses: Naiane Santos, Tati Ribeiro, Enzo Gabriel /Filmagem: Wagner Jr / Apresentador: Marcos José / Sonoplastia: Daniel Velásquez / Iluminação: José Carlos
Redes sociais:
Instagram: @montagemcircus

17h45 – Literacultura
Júnior Pereira – Literatura – Uiraúna
Sinopse: O projeto Literacultura difunde a literatura brasileira através de obras em prosa dos autores clássicos consagrados de nosso país. Antonio Pereira Lontras Junior apresenta resenhas de obras, enumerando aspectos relevantes, como contexto histórico, autor, personagens e construção da narrativa. Duração: 20 minutos.
Ficha técnica – roteiro, captação de imagem, edição: Júnior Pereira
Redes sociais:
Facebook: Junior Pereira
Instagram: @pereirajun_

18h15 – Flores Baldias
Flores Baldias – Música – Itapororoca
Sinopse: Durante a quarentena pelo Covid-19, com agendas de shows canceladas, artistas se mantêm em casa evitando o contágio e apesar atribulações e dificuldades, tentam manter viva a música dentro de cada um. Essa mistura de sentimentos é acompanhada pela trilha sonora que dá lugar a uma música autoral e inédita: “Chover no Sertão”.
Ficha técnica – Cantor, guitarrista, ator, roteirista, editor de áudio e vídeo: Jordão Ribeiro de Assis / Guitarrista, ator, roteirista, editor de áudio e vídeo: Caio Lopes / Baixista, ator, roteirista: Mateus Alberto / – Percussionista e ator – Mikael Lopes / Baterista e ator: J. Everton
Redes sociais:
Facebook: Flores Baldias
Instagram: @floresbaldias
YouTube: Flores Baldias

18h30 – Bodão. Voz, violão e poesia
Bodão Ferreira – Música – Alagoa Nova
Sinopse: Apresentação de músicas e poesias autorais em voz e violão, voltadas para a educação popular e com narrativas sobre relações interpessoais, discussões políticas e manifestações sócio-culturais e religiosas.
Ficha técnica – Composições das músicas e poemas; arranjos; violão e voz; vídeo; edição e direção:  Bodão Ferreira
Redes sociais:
Instagram: @bodao_ferreira

05/06 – SEXTA
17h – Dança em Casa
BBoy Invictus – Dança – João Pessoa
Sinopse: Workshop de Breaking, para público de todas as idades, iniciando com exercícios de alongamentos e fortalecimento, passando em seguida para movimentos básicos do Breaking que são unidos, finalmente, em uma sequência coreográfica.
Ficha Técnica – Direção: Rodrigo Almeida; Música: DJ Lean Rock; Vídeo Edição: Rodrigo Almeida; Iluminação: Hanna Brandão.
Redes sociais:
Facebook: Rodrigo Almeida
Instagram: @bboyinvictus

17h45 – Devaneio, compartilhando um processo
Eulina Barbosa – Teatro – João Pessoa
Sinopse: O vídeo começa com a atriz se apresentando reforçando o recado sobre a necessidade de “Ficar em casa” nesse momento de pandemia. Em seguida, a atriz fala do processo que originou a montagem do espetáculo, como se deu o processo da escrita do texto até a montagem. Na segunda parte, a atriz faz uma releitura de algumas cenas do espetáculo, num cenário improvisado, estrutura montada na sala do apartamento com o auxílio de Humberto Dias e Mateus Barbosa. Ao término da performance a atriz agradece a todos.
Ficha técnica – Atriz: Eulina Barbosa / Cenário e gravação: Humberto Dias / Operador de som: Mateus Barbosa / Realização: Braúnas Produções Culturais
Redes sociais:
Facebook: Eulina Barbosa Barbosa / Braúnas Produções Culturais
Instagram: @eulibarbosa / @braunaspc

18h15- A cena do Slam
Mari Oliveira – Poesia Falada – João Pessoa
Sinopse: A poesia falada ganhou as ruas das cidades paraibanas através dos “slams” um movimento cultural de periferia que aqui na Paraíba começou em 2017 e que têm crescido através dos coletivos e das redes sociais.  Poetas e organizadoras (es) integrantes dessa “Cena” apresentam suas histórias,suas poesias e os desafios desse novo período de pandemia.
Ficha técnica – Captação de imagem, edição, texto: Mari Oliveira
Redes sociais:
Facebook: Mariane Oliveira
Instagram: @marenlatormenta

18h45 – Daqui de Casa, o São João da Gente
Sandra Belê – Música – João Pessoa
Sinopse: Sandra Belê, além de falar sobre a sua carreira e conscientizar a todos para com os cuidados com a COVID-19, narra, através de um texto rimado de autoria própria e músicas de compositoras e compositores paraibanos, este festejo que ultrapassou os limites nordestinos e adentrou o Brasil e várias partes do mundo.
Ficha técnica – Produção e Execução do Projeto; captura de Imagens; cenografia; figurino e maquiagem; edição do vídeo / edição da Vinheta / criação de texto rimado: Sandra Belê
Assistente de produção e cenografia: Maria Ivete (mãe) –  Colaboração com roteiro / Correção do texto rimado: Roberta Rocha (colaborou à distância, via internet)
Redes sociais:
Facebook: Sandra Belê
Instagram: @sandrabeleoficial
Palco MP3: Sandra Belê

07/06 – DOMINGO
17h – Pelo Mundo da Dança
Marina Carneiro – Dança – Campina Grande
Sinopse:  Marina Carneiro apresenta a história do Balé. Ela aborda desde o nascimento do balé de corte, nascimento do balé clássico, passando pelo romantismo e pelo balé neoclássico. O vídeo é feito de forma dinâmica, apresentando o panorama social geral da época, artistas conhecidos que viveram naquele período e como isso tudo conversa com o nascimento dessa dança. Marina é bailarina profissional, professora de dança e estudante de Arte e Mídia na UFCG.
Ficha técnica – Apresentação, edição, roteiro, direção de arte: Marina Carneiro/  Câmera e captação de áudio: Sóstenes Carneiro Lopes
Redes sociais: @mar.ina.artes / @angatuportaldearte

17h45 – As Aventuras de Trupizupe
Yorrana Bizai – Teatro – Queimadas
Sinopse: Trupizupe é um anti-herói brasileiro. É um cidadão nordestino que sobrevive em nossa sociedade, trazendo consigo a força do fraco, a esperteza da ingenuidade, a ambiguidade das suas atitudes e ações. Esta adaptação tem como base os textos e obras do escritor Bráulio Tavares que demonstra claramente como é possível encontrar graça na simplicidade do cotidiano. O vídeo em questão mostra uma das aventuras de Trupizupe em um reino distante. A montagem desse texto pretende preservar a simplicidade com que ele é construído e remete o espectador a rir e pensar sobre o seu próprio ridículo.
Ficha técnica – Elenco: Yorrana Bizai (Trupizupe), Gabriel Madureira Attem (Vice-Rei), Ronaldo Lima (guarda) /Fotografia: Jaciara Pereira e Yorrana Bizai / Edição e Montagem: Michael de Andrade / Produção e Direção: Yorrana Bizai
Redes sociais:
Instagram: @yorranabizai

18h15 – Magia
Flávio Manzano – Circo – João Pessoa
Sinopse: O artista Flávio Manzano realiza em sua apresentação de circo truques tradicionais de mágica utilizando objetos comuns do dia a dia. Seus números envolvem a agilidade do ilusionismo que foge do alcance dos olhos.
Ficha técnica – concepção, performance, captação de imagem, edição: Flávio Manzano
Redes sociais:
Instagram: @flavio_manzano

18h30 – Palhaça Beterraba
Renata Dourado – Circo – Cabedelo
Sinopse- No mini espetáculo solo de Beterraba, a palhaça se depara consigo mesma diante de um novo e velho mundo transformado pelo cenário de pandemia mundial. Neste contexto, em sua casa, assume seus afazeres básicos de maneira prática e divertida. Para Beterraba, estar viva é reconhecer-se, experimentar, contar história, mexer o corpo e ser ativa no mundo. A artista multilinguagem Renata Dourado entende que a palhaçaria é uma potência no seu “artevismo” político-estético.
Ficha técnica – concepção, atuação, montagem e edição: Renata Dourado /Provocação: Georgianna Dantas
Redes sociais:
Facebook: Renata Dourado
Instagram: @douradorenata

18h45 – Corage na Tela – Graffiti em tempos de pandemia
Ítalo Tavares  – Artes Visuais – Campina Grande
Sinopse: Passo a passo de uma obra de graffiti como arte urbana e suas concepções históricas. Video também mostra o espaço em que o artista vive e produz, destacando as ferramentas e técnicas utilizadas no graffiti e também na obra.
Ficha Técnica – Farias  Autoria, produção, direção, direção de arte, roteiro, execução, edição e pintura:  Ítalo Tavares / Depoimentos: Ariadne Meira (cunhada – psicóloga); Igor Araújo (irmão – Estudante Computação); João de Deus (Pai – aposentado do IBAMA);  Marta Lúcia (mãe – bancária aposentada)
Redes sociais:
Facebook: Corage Graffiti
Instagram: @coragegraffiti e @italotaf
Site: about.me/italotavares

Programação Virtual
Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Semana 5

01/06 – SEGUNDA
17h – Criação e finalização de mapa de palco e luz utilizando o programa LXFree, com Vinicius Dadamo (Teatro)
17h30 – Mulheres da poesia brasileira, com Fernanda Maranho, Eslia María, Barbara Azevedo e Carolê Sousa (Teatro)
18h – Curadores: circuitos ativos 100mg, com Everton David (Artes Visuais)
18h30 – Diário de Quarentena, com Filosofino (Poesia Falada)

03/06 – QUARTA
17h – Oficina de Coco de Roda da Paraíba: Um enfoque na corporalidade das danças, com a Mestra Ana do Coco Novo Quilombo (Culturas Populares)
17h30 – Família Circense em Fragmentos de Mágica, Aéreo e Cubo, com Montagem Circus (Circo)
17h45 – Literacultura, com Júnior Pereira (Literatura)
18h15 – Flores Baldias, com Flores Baldias (Música)
18h30 – Bodão. Voz, violão e poesia, com Bodão Ferreira (Música)

05/06 – SEXTA
17h – Dança em Casa, com BBoy Invictus (Dança)
17h45 – Devaneio compartilhando um processo, com Eulina Barbosa (Teatro)
18h15- A cena do Slam, com Mari Oliveira (Poesia Falada)
18h45 – Daqui de Casa, o São João da Gente, com Sandra Belê (Música)

07/06 – DOMINGO
17h – Pelo Mundo da Dança com Marina Carneiro (Dança)
17h45 – As Aventuras de Trupizupe, com Yorrana Bizai (Teatro)
18h15 – Magia, com Flávio Manzano (Circo)
18h30 – Palhaça Beterraba, com Renata Dourado (Circo)
18h 45 – Corage na Tela – Graffiti em tempos de pandemia, com Ítalo Tavares (Artes Visuais)

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB deve indicar até três novos conselheiros do TCE em 2025 devido a aposentadorias de membros da Corte; veja quem sai

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá a oportunidade de indicar até três novos conselheiros…

29 de novembro de 2024

Funcionária do Padre Zé denuncia assédio e acúmulo de funções e pede indenização de R$ 162 mil

Uma ação trabalhista movida por uma funcionária do Hospital Padre Zé em João Pessoa, trouxe…

29 de novembro de 2024

Câmara de Natuba define subsídio de R$ 8 mil e institui verba indenizatória para vereadores em 2025

A Câmara Municipal de Natuba, localizada no Agreste da Paraíba, aprovou a fixação do subsídio…

29 de novembro de 2024

Fraternidade Irmãos de Francisco promove 12° Natal dos “Moradores em situação de Rua” em Campina Grande

Tempo de solidariedade e amor ao próximo. Tradicionalmente, dezembro é um mês propício para as…

29 de novembro de 2024

PIS/PASEP: veja quem terá direito ao abono em 2025, com proposta de corte de gastos do governo

Entre as medidas previstas no pacote de corte gastos do governo, anunciado na noite da…

29 de novembro de 2024

Situação e oposição em CG já têm seis pré-candidaturas à presidência da Câmara

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…

29 de novembro de 2024