A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) anuncia para o mês de janeiro uma vasta programação de férias com atividades voltadas para diversos segmentos artísticos e culturais, em João Pessoa, Cabedelo e Cajazeiras. Há opções para públicos de diferentes faixas etárias, incluindo shows, oficinas para crianças e adolescentes, feirinha, edição especial do Espaço da Criança, espetáculos, exposições, além de estreias no Cine Banguê. Quem abre os trabalhos é o projeto De Repente no Espaço, que acontece na quarta-feira (8), com os repentistas Zé Viola (PI) e André Santos (PE).
Na área de música, os destaques são os shows de Nathalia Bellar (PB), no dia 10 de janeiro, como parte do projeto Cambada; Lucas Santtana (BA), no dia 24, no projeto Música do Mundo e, fechando a parte musical, Alessandra Leão (PE/SP) canta no dia 30, no projeto Funesc Apresenta. A programação completa pode ser conferida em www.funesc.pb.gov.br ou nas redes sociais – @funescgovpb no Facebook ou Instagram.
Para quem gosta de teatro, as opções são os espetáculos “Joanas do Brasil”, de 17 a 19 de janeiro e “Vida Severina”, nos dias 24, 25 e 26, ambos montados pelas turmas de ex-alunos do Curso de Teatro da Funesc ao longo da temporada 2019. As apresentações acontecem no Teatro Santa Roza.
Espaço da Criança e Feirinha – A Funesc programou um dia de brincadeiras, oficina de desenho, jogos eletrônicos, contação de histórias, sessão do Planetário e apresentação do espetáculo “Diferenças”, com ex-alunos do Curso de Circo da Funesc. Tudo isso faz parte da edição especial do Espaço da Criança, que acontece no dia 26, das 14h às 17h. Ao mesmo tempo, acontece na Praça do Povo a Feirinha Cultural, com artesanato, gastronomia, brechó e variedades.
Cinema – No Cine Banguê, estão em cartaz os filmes “Deus é mulher e seu nome é Petúnia”, “Parasita”, “Fernando”, “A Rosa Azul de Novalis”. Para quem não assistiu ainda ou pretende rever, continua em exibição o filme “Bacurau”, com destaque para o elenco paraibano.
Planetário e Biblioteca – Durante todo o mês de janeiro, o Planetário exibe sessões de terça a sexta, às 16h. Aos sábados e domingos, o horário é 17h. Na Biblioteca Juarez da Gama Batista, a programação do mês traz Contação de História para a criançada.
Exposições – Duas exposições podem ser visitadas até 14 de fevereiro. No Espaço Expositivo Alice Vinagre (Mezanino), continua em cartaz “Ecos”, da artista Neska Brasil. Já na Galeria Archidy Picado, o público pode conferir a mostra coletiva “Poéticas Relacionais”, com trabalhos de Cris Peres, Everton David e Flaw Mendes com curadoria de José Rufino.
Oficinas – Durante o mês de janeiro, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) oferece oficinas de artes em diversas áreas. São 264 vagas no total, distribuídas em 15 cursos e há opções para interessados em teatro, dança, artes visuais, histórias em quadrinhos e circo. As matrículas já podem ser feitas junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), nos turnos da manhã e tarde ou no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo, dependendo da alternativa escolhida. Os valores e prazos de inscrições variam de acordo com o curso escolhido. Mais detalhes sobre as oficinas estão disponíveis no site www.funesc.pb.gov.br ou nas redes sociais da Funesc (Instagram e Facebook).
Teatro Santa Catarina – Reinaugurado recentemente, o Teatro Santa Catarina, em Cabedelo, recebe edição do projeto Interatos Teatro com o espetáculo “Como Nasce um Cabra da Peste”. A apresentação gratuita acontece no dia 18. No mesmo local acontece, nos dias 7, 8 e 9, a oficina “Caleidoscópio Teatral: Criação Colaborativa”, que tem como ministrante Sávio Farias.
Teatro ICA – Oficinas, espetáculos de teatro e shows musicais fazem parte da programação especial que está sendo elaborada em comemoração aos 35 anos do Teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras. As atividades acontecem no período de 21 a 25, ocupando a área interna e externa da unidade cultural.
PB Agora