Funjope apresenta sanfoneiro Helinho Medeiros no primeiro Sabadinho Bom de junho

PUBLICIDADE

O Sabadinho Bom deste final de semana – 1º de junho – será no ritmo das festas juninas. A atração é o sanfoneiro Helinho Medeiros, que promete tocar alguns chorinhos, mas priorizando o clima de São João. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acontece na Praça Rio Branco, a partir das 12h30.

“Eu tenho sempre dito que o Sabadinho Bom é uma experiência cultural, mas, sobretudo, um ambiente de encontro de gerações na cidade de João Pessoa. E nós estamos sempre mantendo boas atrações musicais da Paraíba, música de qualidade. Agora mesmo integramos variados estilos musicais com choro, samba, com algumas variações de forró também”, disse o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele afirmou que, agora, diante do ciclo junino, a Funjope está atraindo músicos de forró para proporcionar a melhor experiência cultural e musical da região Nordeste, que são os festejos juninos. “Ficamos muito contentes de poder ofertar à cidade de João Pessoa o Sabadinho Bom, que é uma atração para o nosso morador e para os que nos visitam todas as tardes de sábado na Praça Rio Branco”, acrescentou.

O músico Helinho Medeiros também acredita que será um momento alegre e divertido para o público e para ele. “Fico muito feliz e honrado em participar do Sabadinho Bom, que já é parte da programação cultural de João Pessoa. Um evento que acontece de forma perene e já é tradição na cidade. É muito interessante esse tipo de iniciativa por parte de um órgão de fomento à cultura tão importante para nossa cidade, como é o caso da Funjope”, declarou.

Para esquentar o clima junino, o artista vai apresentar um repertório majoritariamente junino. “Estaremos tocando no primeiro dia do mês de junho, estando assim com a incumbência de dar a largada nos festejos deste mês tão importante para a cultura nordestina e brasileira. Obviamente, não deixaremos de tocar também um repertório de choros, para honrar a tradição do Sabadinho. Vai ser uma mistura maravilhosa”, destaca.

No repertório tem nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Antônio Barros e Cecéu, os Três do Nordeste, Trio Nordestino, Santanna, Flávio José, entre outros clássicos. “Tudo isso em uma performance que vai fazer o suor dar na canela, porque a gente quer ver o poeirão levantar”, brinca o artista que, além de comandar a sanfona, é a voz do grupo.

A banda que acompanha Helinho Medeiros terá formação tradicional de forró com sanfona, zabumba e triângulo, aliados a instrumentos mais tradicionais de choro, como cavaquinho e violão de sete cordas. Os músicos são Gledson Meira, na zabumba; Luis Umberto, no violão de sete cordas; Jader Finamore, no cavaquinho; e Betinho Lucena, no triângulo, pandeiro e voz.

A apresentação terá músicas instrumentais – choros e forrós -, mas também terá muito forró, xote, xaxado, baião e arrasta-pé, com Helinho Medeiros e Betinho Lucena dividindo os vocais das músicas. “Estou muito feliz e empolgado em poder abrir os festejos juninos tocando nesse patrimônio cultural pessoense que é o Sabadinho Bom. Podem esperar um repertório bem animado para dançar do início ao fim. Vai ser um dia para a gente guardar com muito carinho na nossa memória. Venham e divirtam-se”, convida o músico.

Ele lembra ainda que este Sabadinho Bom fará uma grande homenagem ao forró e à cultura nordestina. “Iremos reverenciar nossos grandes mestres e bater no peito com muito orgulho afirmando nossa identidade. Viva o forró e viva a música nordestina brasileira”, completa.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024