Categorias: Cultura

Funjope celebra Dia do Choro no Santa Roza, neste sábado

PUBLICIDADE

O primeiro estilo de música popular urbana genuinamente brasileiro será homenageado em uma noite de festa, comandada pelo Luar do Sertão. A comemoração ao Dia Nacional do Choro vai ser neste sábado (25), a partir das 20h, no Teatro Santa Roza. O evento é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e contará com vários convidados, a exemplo do grupo Choro de Cabedelo, liderado pelo compositor Wilson Florentino. No repertório, as atrações prometem passear pelos principais sucessos do gênero. A entrada é franca.

Cavaquinho, violão, bandolim e pandeiro prometem reverenciar os mais de 130 anos do aparecimento do chorinho, que nasceu no Rio de Janeiro. Essa música popular e instrumental, de difícil execução, encontrou inúmeros adeptos nos quatro cantos do País, inclusive em João Pessoa.

O repertório instrumental da principal atração da noite inclui obras de compositores famosos como João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense (‘Luar do Sertão’); Pixinguinha (‘Naquele Tempo’, Cinco Companheiros’); Sivuca (‘Homenagem à Velha Guarda’); Jacob do Bandolim (‘Bole Bole’, ‘Noites Cariocas’, ‘Diabinho Maluco’); Ernesto Nazareth (‘Apanhei-te Cavaquinho’), entre outras composições. O público será presenteado também com a parceria de Pixinguinha e Vinícius de Morais, no choro ‘Lamentos’. Isso sem falar em ‘Brasileirinho’ (Valdir Azevedo), que é um dos clássicos mais famosos do gênero.

O Luar do Sertão vai apresentar ainda chorinhos cantados, como ‘Doce de Coco’ (Jacob do Bandolim); ‘Murmurando’ (Oitavando Romero e Mário Rossi); ‘Vou Vivendo’ (Pixinguinha); ‘Chorinho para um Rei’ (Tia Mariinha); ‘Ingênuo’ (Pixinguinha e Mário Rossi); ‘Choro Especial’ (Evaldo Gouveia e Jair Amorim); ‘Carinhoso’ (Pixinguinha e João de Barro); e ‘Cinema Mudo’ (Valdir Azevedo).

Integram o Luar do Sertão os músicos Juninho (cavaco), Penha Franco (vocalista), Jerônimo (violão de sete cordas), Mário (bandolim) e Lula (pandeiro). Também sobe ao palco, como convidado da noite, o grupo Choro de Cabedelo, liderado pelo músico e compositor Wilson Florentino, que apresentará músicas autorais como ‘Café com Leite’, ‘Conversando com o Bandolim’, ‘Corda Bamba’, ‘Lamentando Baixinho’, além de músicas de Dilermando Reis, a exemplo de ‘Choro Chorado’ e ‘Doutor Sabe Tudo’. .

A data – O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Pixinguinha (1897-1973), considerado uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, em especial do choro.

O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil. Segundo pesquisadores, o gênero surgiu em meados de 1870, no Rio de Janeiro. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são conhecidos como chorões.

O termo choro resultaria dos sons plangentes, graves das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas. Essas eram transmitidas pelos cavaquinistas, que induziam a uma sensação de melancolia. Quando apareceu, era apenas uma forma abrasileirada dos músicos da época tocarem os ritmos estrangeiros populares naquele tempo, a exemplo do xote, valsa, polca, além do africano lundu.

Os chorões mais conhecidos são Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Ernesto Nazareth (1863-1934) e Pixinguinha. Entre as composições do maestro Heitor Villa-Lobos (1888-1959), o ciclo dos choros é considerado o mais significativo.

 

Secom/JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSDB na PB descarta retorno de Cássio em 2026 e diz que Pedro Cunha Lima ainda é a prioridade

O presidente do PSDB da Paraíba, Fábio Ramalho, descartou, em entrevista nesta sexta-feira (27), a…

27 de dezembro de 2024

Tratando Motta já como próximo presidente da Câmara, Lula se reúne com paraibano para garantir harmonia entre poderes

Em uma articulação política estratégica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta…

27 de dezembro de 2024

João antecipa repasse do ICMS e do Fundeb para municípios paraibanos fecharem 2024 no “azul”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou uma importante medida que beneficiará os 223…

27 de dezembro de 2024

Secretária da Educação de João Pessoa anuncia concurso com mais de 400 vagas em 2025

A secretária de Educação de João Pessoa, América Castro, anunciou que a Prefeitura Municipal de…

27 de dezembro de 2024

João nega convite a Zezinho do Botafogo e a Marinaldo Cardoso para ocupar cargos no Governo: “De minha parte não houve”

Em meio a especulações sobre possíveis mudanças em sua equipe, o governador da Paraíba, João…

27 de dezembro de 2024

Paraíba gera saldo positivo de 2.720 empregos formais em novembro, revela Caged

A Paraíba gerou um saldo positivo de 2.720 empregos formais no mês de novembro, de…

27 de dezembro de 2024