O Governo do Estado participa de uma missão técnica no México com objetivo de firmar acordos de cooperação para intercâmbio de conhecimento nas atividades de artesanato entre a Paraíba e o estado mexicano de Puebla.
A missão “Arriba Paraíba” é coordenada por meio da Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Sebrae/PB, que fará uma imersão na diversidade artesanal mexicana e contemplará as principais entidades, museus e oficinas ligadas ao artesanato, onde os integrantes também participarão de reuniões e workshops para conhecer experiências exitosas de promoção e melhoria da oferta artesanal.
A iniciativa surgiu após visita à Paraíba do diretor de Artesanato do Estado de Puebla, Daniel Farfán. Em outubro ele esteve em João Pessoa para o Fórum Internacional de Cidades Criativas, quando as tratativas concretas de colaboração e intercâmbio começaram a avançar e tiveram a aprovação do governador João Azevêdo no intuito de trazer benefícios mútuos aos estados, entre eles a geração de mais emprego e renda para o setor.
Dentro da agenda, na próxima segunda-feira (19), será assinado um Protocolo de Intenções com o secretário de Cultura de Puebla, Enrique Glockner Corte. O acordo prevê a realização conjunta de projetos e atividades de cooperação e intercâmbio com vistas ao desenvolvimento e pesquisas do campo da economia criativa, em especial na Arte Midiática, Artesanato e Design, promoção de cursos e eventos, residências, organização de missões técnicas e assessorias nos temas demandados.
A primeira-dama do Estado e Presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, ressaltou que esse é “um momento de celebrar mais um passo na caminhada de integrar as ações, de ampliar as cooperações técnicas visando o aprimoramento do nosso trabalho. Tenho a certeza de que o nosso esforço conjunto a partir do intercâmbio de experiências resultará em novas perspectivas de negócios para os nossos artesãos”.
No primeiro dia da missão, o grupo visitou o ateliê do artesão Pedro Linares, criador do Alebrije em papel machê, mais reconhecido e famoso do México na técnica, cujas esculturas representam a imaginação e a criatividade dos artesãos mexicanos, bem como a riqueza cultural e a conexão com a natureza. Eles foram recebidos na casa da família por Felipe Linares, filho do artista falecido em 1992.
Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, destacou o alto nível do artesanato mexicano, fruto da herança cultural do País e lembrou que a missão vai proporcionar parcerias bilaterais. “A Paraíba já é referência no artesanato em várias tipologias, a exemplo da renda renascença, crochê, madeira e o couro, o que foi comprovado com mais um resultado extraordinário alcançado no último salão que gerou um volume de R$ 3,7 milhões em vendas. Vamos trazer boas práticas e experiências do México que vão agregar valor ao produto fabricado aqui e qualificar ainda mais o artesão paraibano para continuar fomentando a economia criativa do nosso estado.”
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, acredita que o mergulho no artesanato e na cultura mexicana vai trazer muitas ideias e experiências que possam impulsionar ainda mais o trabalho em prol do desenvolvimento sustentável do setor na Paraíba. “O artesanato mexicano é reconhecido mundialmente por sua participação efetiva na economia do país. Viemos buscar estratégias de logística e comercialização que nos permitam dar o salto qualitativo que pretendemos”.
João Pessoa e Campina Grande são as duas cidades da Paraíba integrantes da Rede Mundial de Cidades Criativas, projeto da Unesco lançado em 2004 para promover a cooperação entre os municípios que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Nessa rede, a capital paraibana é considerada cidade das Artes Populares e Artesanato, e Campina Grande, das Artes Midiáticas. Já a capital de Puebla é considerada cidade criativa pela Unesco em Design. O objetivo é que as cidades se beneficiem mutuamente desses três segmentos da economia e sem ônus financeiro para os participantes.
Também participam da missão no México a curadora do Artesanato Paraibano, Janete Rodriguez; a secretária de Desenvolvimento Econômico de João Pessoa, Vaulene Rodrigues; o coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura de João Pessoa, Eduardo Barroso; o coordenador do Curso de Design da Universidade Federal da Paraíba, Kléber Barros; e o coordenador do Laboratório de Inovação em Economia Criativa da Universidade Federal de Campina Grande, Marcelo Barros.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…