O município de Catolé do Rocha recebe, nesta quinta-feira (11), uma edição extra de shows do projeto Music From Paraíba 2. A atividade é uma parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) com a Universidade Estadual (UEPB) e marca o encerramento da II Semana Acadêmica do CCHA do campus. As atrações são o cantor Escurinho, bandas La Gambiaja e Assis Rosa & Trio Catolé (forró pé de serra). O evento começa às 20h30 e tem como palco o restaurante Recanto do Sertão. A entrada é gratuita.
O principal show da noite fica por conta de Escurinho, pernambucano nascido em Serra Talhada radicado na Paraíba. Compositor, cantor e percussionista, atua também no teatro como ator e na criação de trilhas. Sua formação musical vem da sua experiência com o pai que se apresentava cantando em festas e a convivência com as manifestações populares típicas das cidades do interior do nordeste. Interprete performático, traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos que vai do xote ao reggae, do experimentalismo ao rock, do forró ao baião, do caboclinho ao boi de reizado, do maracatu ao coco de embolada.
Foi em Catolé do Rocha que o músico iniciou sua carreira quando emigrou, na década de 70. Naquela época fundou, ao lado de amigos como o compositor Chico César, o grupo “Ferradura” marcando os festivais e shows do Sertão paraibano. No começo dos anos 80, chegou a João Pessoa e logo participou do grupo “Jaguaribe Carne” junto com Paulo Ró e Pedro Osmar. No teatro foi premiado em 1992, pela criação e execução da trilha sonora do espetáculo “Vau da Sarapalha”, no XIII Festival Nacional de Teatro, em São Paulo.
Paralelo à sua atuação em festivais de música e teatro, idealizou e montou em 1995 o show “Labacé”, que leva o nome de seu primeiro CD, com boa repercussão na cena local e nacional. Seu segundo álbum, “Malocage”, também teve boa aceitação do público e da crítica. Em 2013, lançou o seu terceiro CD “O Princípio Básico”, que tem patrocínio do BNB através do Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES. Este ano, o artista finaliza o seu 4º CD, “Ciranda de Maluco”, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), e também apresenta o show homônimo em praças públicas através de projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).
La Gambiaja – Com mais de uma década de história, La Gambiaja é uma das bandas autorais mais antigas de João Pessoa. O estilo musical envolve uma fusão de gêneros e influências que fazem parte da formação musical dos integrantes Genaro Camboim (guitarra e vocal), Nielsen Silva (bateria), Edy Gonzaga (baixo), Marcos Deparis (teclado, órgão e piano) e Léo Gomes (vocal).
Ao longo dos anos, o grupo amadureceu, criou identidade e conquista cada vez mais o público. Em 2014, anunciou o lançamento do álbum intitulado “Kali Yuga”, um trabalho conceitual cujo tema é sintetizado nos problemas que assolam as grandes metrópoles contemporâneas.
Para a mitologia hindu, Kali Yuga é o período em que vivemos, uma era em que a humanidade chega ao máximo de desintegração, violência e decadência moral. “A música está vinculada a questões sociais e pode agir como um trampolim para discutir coisas mais sérias, ainda que de uma forma satírica. No álbum Kali Yuga, associamos a mitologia à estética contemporânea para tratar desses temas”, explica Genaro Camboim, compositor. O álbum tem apoio do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e da Funjope.
Music From Paraíba 2 – O Music From Paraíba é um projeto de divulgação da música dos artistas paraibanos no Brasil e no exterior. Pelo segundo ano consecutivo, em 2013 e 2014, por meio do projeto da coletânea, a Paraíba esteve presente na maior feira mundial do mercado fonográfico, a Womex, que no ano passado foi realizada em Santiago de Compostela, na Espanha. A coletânea é lançada primeiramente na feira, distribuída para profissionais da área e, em seguida, é iniciada a temporada de shows com artistas contemplados aqui na Paraíba.
Em João Pessoa, os shows do MFP 2 são realizados todos os meses, sempre aos domingos, no Teatro de Arena do Espaço Cultural. Além da capital paraibana, o projeto já visitou neste ano os municípios de Campina Grande e Cajazeiras, chegando agora a Catolé do Rocha. A expectativa é que, assim como na primeira edição, o projeto continue circulando por outras cidades, para que a música produzida no Estado seja conhecida também pelo povo paraibano. O projeto é uma realização do Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba.
Na sua segunda edição, o projeto traz 71 músicas de artistas paraibanos ou radicados no Estado. As faixas estão distribuídas em quatro CDs organizados em um box que lembra o formato da capa de LP de vinil com arte assinada pelo designer Silvio Sá. Na coletânea, há representantes de diversos gêneros como rock, forró, samba, música eletrônica, jazz, música instrumental, funk, blues, reggae, brega, entre outros.
Redação com Secom