A Paraíba tem mais um espaço para comercialização e desenvolvimento do artesanato. O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (4), a Casa do Artesão Paraibano. O prédio histórico, localizado na Rua Maciel Pinheiro, no Centro de João Pessoa, foi revitalizado com investimentos de R$ 885 mil. De acordo com a coordenadora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP), a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, além de impulsionar a economia, a obra vai dar mais conforto aos artistas e fortalecer a cultura paraibana.
“É um grande momento de valorização da nossa cultura. O artesanato é a identidade de um povo, que é manifestada por mãos inovadoras. Esta Casa está sendo reprogramada. Não se trata de uma simples reforma, é um espaço muito importante para a Capital paraibana. O desafio é torná-lo um centro de atividades constantes”, observou a primeira-dama.
Além dos 44 boxes externos, onde os artesãos poderão comercializar suas criações, o espaço disponibiliza um salão de vendas, um auditório e uma oficina de mestres artesãos. Foi realizada drenagem, esgotamento sanitário paralelo e reforma do casario e dos boxes.
Para a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, além de seguir padrões técnicos que prezaram pela estrutura original da construção do século XVIII, o projeto foi planejado para dar qualidade de vida aos artesãos. “É mais um equipamento restaurado, revitalizado para dar dignidade às pessoas que aqui trabalham. O mais importante é isso. Vamos disponibilizar tudo para que os turistas que cheguem aqui possam encontrar uma estrutura completa e um bom atendimento”, destacou.