Categorias: Cultura

Hausman Santos ministra curso de aquarela na Estação Cabo Branco

PUBLICIDADE

 Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de pintura em aquarela da Estação, ministrado pelo desenhista Hausman Santos. São 15 vagas voltadas para alunos maiores de 10 anos. As aulas começam dia 15 de outubro e terminam em 7 de novembro, das 14h às 16h, na Sala de Práticas Educacionais. As inscrições podem ser feitas na recepção do auditório mediante a entrega de um livro literário para compor o acervo do programa Troca de Livros e Conhecimento. No curso, todos vão conhecer as características da composição da aquarela, o estudo de formação das cores, a escala cromática, a história da evolução das tintas e os seus componentes aglutinantes e diluentes.

 

“Os interessados podem até ser leigos em matéria de pintura, mas precisam ter um interesse vivo em desenho”, ressalva Hausman. No curso, todos vão conhecer as características da composição da aquarela, o estudo de formação das cores, a escala cromática, a história da evolução das tintas e os seus componentes aglutinantes e diluentes. Mais importante que tudo isso: vai pôr em prática todas as lições aprendidas graças ao ensino das técnicas de aplicação.

Como a Estação não dispõe de material para todo mundo, é preciso que cada aluno tenha o seu próprio, composto por borracha plástica, pincel n°2 e nº4, grafite n°2B, paleta de pintura tipo godê e kit de tinta aquarela (seja bisnaga, pastilha ou pote).

 

Aquarela

As aquarelas são pigmentos que se dissolvem com facilidade na água e são fixados com goma-arábica ou resinas plásticas. É uma técnica feita com tintas aguadas e sem sobreposição, podendo ser utilizada para pintura em diversos materiais, entre eles papel, couro, tela etc.

A técnica da aquarela surgiu na China há mais de 2000 anos, exatamente na mesma época em que foram inventados o papel e os pincéis. É possível ver exemplos dessa pintura na Idade Média, que depois ganharam vários países da Europa, como Inglaterra, França e Itália. Inicialmente a aquarela era considerada muito feminina para os padrões da época, e era vista com um certo preconceito.

Hausman Santos: desenhista, arte-educador e quadrinista, Hausman ministra oficinas de desenho, pintura e arte sequencial na Estação Cabo Branco desde 2008, participando de projetos como a Semana do Quadrinho Nacional e outras atividades ligadas à “nona arte”.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Presidente da ALPB revela que transita bem com todas as correntes políticas da PB e lembra boa relação com Cássio

Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…

27 de novembro de 2024