Categorias: Cultura

Hausman Santos ministra curso de aquarela na Estação Cabo Branco

PUBLICIDADE

 Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de pintura em aquarela da Estação, ministrado pelo desenhista Hausman Santos. São 15 vagas voltadas para alunos maiores de 10 anos. As aulas começam dia 15 de outubro e terminam em 7 de novembro, das 14h às 16h, na Sala de Práticas Educacionais. As inscrições podem ser feitas na recepção do auditório mediante a entrega de um livro literário para compor o acervo do programa Troca de Livros e Conhecimento. No curso, todos vão conhecer as características da composição da aquarela, o estudo de formação das cores, a escala cromática, a história da evolução das tintas e os seus componentes aglutinantes e diluentes.

 

“Os interessados podem até ser leigos em matéria de pintura, mas precisam ter um interesse vivo em desenho”, ressalva Hausman. No curso, todos vão conhecer as características da composição da aquarela, o estudo de formação das cores, a escala cromática, a história da evolução das tintas e os seus componentes aglutinantes e diluentes. Mais importante que tudo isso: vai pôr em prática todas as lições aprendidas graças ao ensino das técnicas de aplicação.

Como a Estação não dispõe de material para todo mundo, é preciso que cada aluno tenha o seu próprio, composto por borracha plástica, pincel n°2 e nº4, grafite n°2B, paleta de pintura tipo godê e kit de tinta aquarela (seja bisnaga, pastilha ou pote).

 

Aquarela

As aquarelas são pigmentos que se dissolvem com facilidade na água e são fixados com goma-arábica ou resinas plásticas. É uma técnica feita com tintas aguadas e sem sobreposição, podendo ser utilizada para pintura em diversos materiais, entre eles papel, couro, tela etc.

A técnica da aquarela surgiu na China há mais de 2000 anos, exatamente na mesma época em que foram inventados o papel e os pincéis. É possível ver exemplos dessa pintura na Idade Média, que depois ganharam vários países da Europa, como Inglaterra, França e Itália. Inicialmente a aquarela era considerada muito feminina para os padrões da época, e era vista com um certo preconceito.

Hausman Santos: desenhista, arte-educador e quadrinista, Hausman ministra oficinas de desenho, pintura e arte sequencial na Estação Cabo Branco desde 2008, participando de projetos como a Semana do Quadrinho Nacional e outras atividades ligadas à “nona arte”.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeita de Mari, Lucinha da Saúde pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos

Eleita nas eleições municipais de 2024, a prefeita de Mari Lucinha da Saúde pode ter…

8 de abril de 2025

Prefeito paraibano é acusado em AIJE de ter comprado voto a R$ 3.600 nas eleições de 2024

O PSB, por meio de sua candidata Maria Aparecida da Silva, entrou com uma Ação…

8 de abril de 2025

Hugo fala em discutir cortes em emendas parlamentares, mas ressalta importância dos recursos para o desenvolvimento

O presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, ontem (07), durante evento na Associação Comercial…

8 de abril de 2025

De olho em 2026, PSB e PSD marcam ‘superdomingo’ político com eventos em JP no final de abril

O próximo dia 28 de abril promete sacudir os bastidores da política paraibana com uma…

8 de abril de 2025

Crise no ninho tucano: Camila Toscano reage às acusações de Ludgério e diz que covardia é expor mágoa na imprensa

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) reagiu, durante entrevista nesta terça-feira (08), às declarações do…

8 de abril de 2025

‘Indulto presidencial’ pode virar arma do PL na campanha em 2026 caso projeto de anistia não prospere no Congresso

As recentes falas do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, a respeito do PL…

8 de abril de 2025