Um jornal do Vaticano informou no sábado (17) que uma possível obra de Caravaggio teria sido encontrada em Roma, mas alertou que análises mais aprofundadas serão necessárias antes que a obra possa ser atribuída ao mestre italiano.
A notícia foi publicada na primeira página do jornal “L’Osservatore Romano” na mesma semana em que a Itália relembra os 400 anos da morte de Caravaggio. Neste fim de semana, igrejas e uma galeria com obras do pintor ficaram abertas a noite toda para marcar a data.
A pintura encontrada retrata “O martírio de são Lourenço” e pertence aos jesuítas em Roma, segundo o jornal.
Ainda de acordo com o jornal, mesmo que o “Martirio di san Lorenzo” seja um quadro “estilisticamente impecável”, ainda não é possível afirmar com certeza se a obra foi feita por Caravaggio. Ainda serão feitas, segundo a publicação, testes documentário, estilístico e crítico para fornecer a resposta. Mas a publicação não diz onde a pintura está sendo estudada e quem a está examinando.
Uma imagem da pintura mostra um jovem seminu, com a boca aberta em desespero, e um braço estendido enquanto ele se debruça em meio a chamas.
A BBC também levanta suspeitas sobre o novo quadro, já que não haveria nenhum documento que ligaria o santo católico com o pintor italiano.
“Em certos momentos, como os aniversários de Caravaggio, não é surpresa que muitas pinturas apareçam como se fossem supostamente o trabalho de Caravaggio”, disse o especialista Maurizio Marini à agência de notícias AP.
G1