A Paraíba o tempo todo  |

Jornalista Gilson Souto Maior lança livro abordando história da imprensa da Paraíba

Uma obra de grande valor.  Rica em informações. Um registro da história. Fonte de pesquisa para os novos e  futuros jornalistas. O jornalista e professor Gilson Souto Maior lança livro ‘História da Imprensa da Paraíba – Jornais e revistas’, trazendo a história do jornalismo impresso paraibano. O trabalho é uma produção em parceria entre a Editora A União, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e Eduepb e faz parte das comemorações dos 50 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O livro “História do Jornalismo Impresso na Paraíba” – Jornais e Revistas, de nossa autoria, será lançado em Campina Grande no dia 16 de agosto. O evento cultural acontecerá no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido como o Museu dos 3 Pandeiros, às 19h30 horas. A publicação já foi lançada na Livraria A União, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa,

A História do Jornalismo Impresso na Paraíba: Jornais e Revistas’, conta com o prefácio do professor, escritor e jornalista, Francelino Soares e comentários do jornalista, escritor e pesquisador Evandro Dantas da Nóbrega. No livro, com 504 páginas, o leitor terá a oportunidade de conhecer a história do impresso na Paraíba, que começou em 1826, com o jornal Gazeta do Governo da Paraíba, até hoje, após o fechamento de vários periódicos.

Segundo o autor, o livro abarca as principais épocas dos jornais impressos no estado, desde a Gazeta do Governo da Parahyba do Norte, em 1826, até a atualidade. Ele retrata os inúmeros jornais impressos no século 19; no século 20, com a Revolução de 1930; e o período de 1950 a 1990 com o lançamento de diversos nomes no âmbito político.

O livro traz mais de 800 imagens e ilustrações das capas dos periódicos, citando os veículos de comunicação, jornalistas de destaque, e a evolução dos equipamentos tecnológicos utilizados pelas redações ao longo dos anos.

Além dos jornais impressos, o autor também conta a história das revistas, a partir da publicação da primeira, Alva, em 1850.
A capa do livro é de autoria do jornalista e escritor, Nonato Nunes, um nome importante do jornalismo paraibano.

Gilson Souto Maior explica que se sentiu motivado a fazer a pesquisa diante do fechamento da maioria dos jornais impressos paraibanos nos últimos anos.

Para o autor, que já escreveu Rádio – História e Radiojornalismo e História da Televisão na Paraíba, era de grande importância deixar para as atuais e futuras gerações a força do jornalismo paraibano ao longo dos séculos e seu papel histórico no cenário local e nacional, político, social e econômico. Ele conta que se dedicou à pesquisa durante dois anos e meio, tanto em acervos de sebos, bibliotecas e repositórios de universidades públicas, como entrevistando colegas jornalistas.

Para produzir a obra, o autor passou dois anos e meio realizando pesquisas, tanto em acervos de sebos, bibliotecas e repositórios de universidades públicas, como entrevistando colegas jornalistas, para a produção deste livro. Ele também é autor do livro Rádio – História e Radiojornalismo e História da Televisão na Paraíba.

“A Empresa Paraibana de Comunicação, por meio da Editora e da Livraria, foi uma grande parceira nesta publicação.”, afirmou o autor. O autor é professor aposentado da Universidade Estadual da Paraíba, e tem uma larga experiência na imprensa paraibana. Ele foi um dos pioneiros do curso de Comunicação Social da UEPB.

SL

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe