Mais de 150 profissionais de imprensa de Campina Grande atenderam ao chamamento e compareceram às urnas nesta terça-feira, 02, para escolha da nova diretoria da Associação Campinense de Imprensa (ACI), para o biênio 2023/2025. Apenas uma chapa foi inscrita e o jornalista João Pinto Neto foi eleito presidente da ACI.
João Pinto disse, terminado o pleito, que agora é trabalhar para colocar em prática as propostas apresentadas à categoria: luta pela sede própria da ACI, Reforma no Estatuto da Entidade, Recadastramento dos associados, firmar parcerias para oferta de serviços gratuitos ou com descontos nas áreas de educação, saúde, lazer, etc; criação de calendário de eventos (premiação, lançamento de livros, debates e exposições e apresentações artísticas), emissão e atualização da carteira do associado da ACI, instalação do Comitê de enfrentamento às Fake News, entre outros.
O processo eleitoral foi instalado pela Comissão Eleitoral às 8h, em frente à sede da ACI, às margens do Açude Velho, sob a presidência de Wilton Maia Velez, presidente do Stiupb e nas presenças dos demais membros: José do Nascimento Coelho, Alberto Coelho e Ednaldo da Silva.
Tendo em vista a situação de precariedade vivida pela entidade, com a deterioração das suas dependências, além dos cortes de água e de energia elétrica, a eleição aconteceu em uma tenda montada na parte externa. Foram providenciados banheiros químicos para atender a todos.
Além da votação na urna fixa, outras duas foram levadas aos locais de trabalho dos jornalistas, a exemplo da Câmara de Vereadores (onde os profissionais fazem a cobertura das sessões), TV Borborema, TV Paraíba, Rádios Cariri, Campina FM, Correio FM, TV Ita, Panorâmica FM, entre outros.
A votação, na verdade, acabou se transformando em um momento de reencontro da categoria na sede da ACI, considerando que só houve algo parecido antes da pandemia da covid-19.
O presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcos Weric, passou todo o dia em Campina Grande acompanhando o processo eleitoral. Ele veio a convite de João Pinto, que já foi presidente da API por várias vezes.
Apuração – Exatamente às 17h30 foi encerrada a votação, tendo o presidente da Comissão, Wilton Maia, lacrado as urnas que receberam os votos.
Por conta do local em frente da ACI se apresentar já escuro e sem segurança, a Comissão fez a apuração dos votos na sede do Stiupb.
Abertas as urnas, foi constatada a existência de 159 votos, sendo um voto nulo e outro em branco. A chapa “ACI Unida” obteve 157 votos.
De acordo com a ata que foi lavrada após a apuração, a posse da nova diretoria acontecerá no dia 02 de junho.
A nova diretoria
Presidente: JOÃO PINTO
Vice-presidente: MAGDÔNIA ALVES
1º Secretário: JOSUÉ CARDOSO
2º Secretário: JOÃO DA PAZ
1º Diretor Financeiro: ASTROGILDO PEREIRA
2º Diretor Financeiro: MANOEL ROCHA
Diretor de Patrimônio: ANCHIETA BERNARDINO
1º Diretor de Cultura: THOMAS BRUNO
2º. Diretor de Cultura: FRED OZANAN
Diretor de Esportes e Lazer: ONIVALDO ELIAS
Vice-diretor de Esportes e Lazer: BASILIO NETO
Diretor de Relações Públicas: GUSTAVO ROVARIS
Vice-Diretora de Relações Públicas: FERNANDA SOUZA
CONSELHO ADMINISTRATIVO
Presidente: CARLOS MAGNO
Secretário: DANIELA PIMENTEL
Vogal: GEOVANNE SANTOS
Suplente: BRENO SILVA
Suplente: ARAÚJO NETO
CONSELHO FISCAL
Presidente: MARTHA GONZAGA
Secretário: ABILIO JOSÉ
Vogal: CHICO ALEMÃO
Suplente: JOSUSMAR BARBOSA
Suplente: NALMIR ANDRADE
CONSELHO DE ÉTICA
Presidente: EDSON SOUZA
Secretário: BASTOS FARIAS
Vogal: SEVERINO LOPES
Suplente: ANA PAPES
Suplente: EDIL FRANCIS
Redação