Categorias: Cultura

Livro Trindade – a ilha maldita do jornalista Tarcísio Neves será reeditado por Paulo Sérgio

PUBLICIDADE

O livro Trindade, a ilha maldita do escritor e jornalista paraibano Tarcísio Neves será reeditado, pela quarta vez, por seu irmão Paulo Sérgio Neves. Para fazer o resgate do primeiro repórter brasileiro a pisar na ilha, de origem vulcânica, localizada no extremo do Atlântico Sul, Paulo está procurando parceiros, entre instituições públicas e privadas, que possam financiar a nova edição.

A ilha da Trindade, de origem vulcânica, está situada no território brasileiro localizado no extremo do Atlântico Sul, numa das mais perigosas regiões do Oceano. No final do século XIX, o Brasil se apoderou da ilha definitivamente, e hoje é uma base avançada da Marinha brasileira, onde funciona um dos principais centros meteorológicos do mundo.

A viagem de Tarcísio foi feita num navio Oceanográfico Ganopus, da Marinha brasileira, no final do regime militar, em 1984, para fazer uma reportagem para o jornal O GLOBO. A reportagem, na época, um sucesso no Brasil deu origem ao livro, a primeira edição foi lançada em 1986, pela editora Pallas, do Rio de Janeiro.

Paulo ressalta a importância de reeditar o livro e apresentar uma das mais belas lendas brasileira cheia de surpresas e peripécias. “Resgatar essa obra de ficção é também um dever para que a novas gerações possam conhecer um grande escritor e jornalista da Paraíba. Além de mostrar uma historia fascinante do Brasil”. Paulo Sérgio é militar do Comando Geral da Paraíba e aficionado pela literatura. 

Trindade, a ilha maldita – O livro conta as batalhas sangrentas nos séculos passados entre franceses, ingleses, espanhóis, portugueses e piratas. Segundo a lenda, por entre as culminâncias rochosas que cercam o arquipélago, estaria escondido o mais valioso tesouro da história da pirataria. Depois de saquearem a catedral de Lima, no Peru, e de descerem o Estreito de Magalhães, foram surpreendidos pelos franceses e, se refugiaram na ilha, onde teriam escondido o tesouro. Dezenas de aventureiros morreram ao tentar penetrar nas entranhas da ilha em busca da fortuna em ouro e diamantes.

 

 

Gledjane Maciel

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Procon-JP realiza pesquisa de preços de produtos mais procurados durante a Black Friday

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa realizou pesquisa de…

15 de novembro de 2024

Prefeitura de João Pessoa divulga regras para utilização comercial de letreiro no Busto de Tamandaré

Após denúncias de que a ação de fotógrafos estava impedindo turistas e a população da…

15 de novembro de 2024

Felipe Leitão revela que ‘Adriano’s’ comandarão Poder Legislativo de Bayeux pelos próximos quatros anos

O deputado estadual Felipe Leitão revelou que as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal…

15 de novembro de 2024

Eduardo Carneiro propõe política de apoio a gestantes e puérperas com câncer

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Projeto de…

15 de novembro de 2024

Paraíba vai intensificar fiscalização contra transporte turístico ilegal no litoral

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria…

15 de novembro de 2024

Atualização Cadastral do Cartão Alimentação segue em mais seis municípios; saiba quais

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), continua…

15 de novembro de 2024