Categorias: Cultura

Matinhas promove Festa da Laranja

PUBLICIDADE

 Localizada no Brejo paraibano, a cidade de Matinhas é referência nacional quando o assunto é a produção de laranjas nas variedades tangerina, poncã, mexerica, cravo, lima, mimo do céu e dancy. Para destacar a importância do produto para a economia da região e fortalecer os produtores locais, o município realiza a Festa da Laranja. Este ano, o Sebrae é um dos parceiros do evento que acontece desta sexta-feira (29) até o domingo (1) e contará com uma programação técnica durante o dia, exposição da culinária local e apresentações musicais à noite.

Especialistas na cultura cítrica vão se revezar durante a parte técnica da programação para discutir novas técnicas de manejo e plantio da laranja com o objetivo de melhor a qualidade do produto. Para a analista do Sebrae em Campina Grande e gestora do Programa Território da Cidadania Borborema, Andréa Menezes Sousa, a Festa da Laranja, em Matinhas, representa também um esforço a mais pelo desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios da cidade.

A palestra de abertura do encontro técnico será realizada às 10h da sexta-feira pela professora Renally Cardoso, da Universidade Federal de Campina Grande. Ela vai abordar o tema “Aspectos Socioeconômicos da Citricultura”. Às 13h, o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Parise, profere a palestra “Legislação federal: práticas regulamentadas da cultura do Citrus”. Já às 16h, Alexandre Barreto, gerente comercial de desenvolvimento de produtos do Nordeste Atacado e Agrocenter, debate sobre “Manejo e combate integrado de pragas da citricultura”. No sábado, acontecem as oficinas “Poda em plantas cítricas” (8h), e “Colheita e pós-colheita da tangerina” (13h). Nos dois dias, haverá um espaço destinado à apresentação de casos de sucesso de produtores de laranja de Matinhas.

A prefeita de Matinhas, Fátima Silva, considera o debate em torno da cultura cítrica uma oportunidade de avançar no desenvolvimento econômico do município. “A realização das palestras e oficinas tem a intenção de agregar mais valor ao produto que forma a base econômica do município e é fundamental para a vida de tantas pessoas”, destacou.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Deputado federal Romero Rodrigues faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Homem é preso acusado de agredir ex-companheira com tijolada na zona rural de Matinhas

A Polícia Civil da Paraíba prendeu na tarde desta terça-feira (14) um homem acusado de…

15 de janeiro de 2025

Matrículas para alunos novatos da Vila Olímpica Parahyba serão feitas on-line nos dias 22 e 23 de janeiro

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) realizará, nos dias 22 e…

15 de janeiro de 2025

Procon de Cabedelo segue fiscalizando bares e restaurantes para coibir aumento abusivo de preços

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo segue, durante todo…

15 de janeiro de 2025

Cotado para disputar o governo, Cícero comenta visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025

Câmara de Bayeux rejeita projeto que previa verba indenizatória de R$ 7 mil para vereadores

Os vereadores de Bayeux decidiram, por unanimidade, rejeitar o projeto que instituía uma verba indenizatória…

15 de janeiro de 2025