A música clássica dos séculos XVI e XVII vai dar o tom à apresentação do grupo erudito ‘Quadro Antiquo’. O grupo toca no Centro Cultural São Francisco, no Centro, nesta quinta-feira (15), a partir das 19h. O concerto faz parte do projeto itinerante ‘Música no Museu’, que já percorreu diversas cidades do Brasil e do mundo. O evento em João Pessoa tem o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a realização é da ProArte do Rio de Janeiro.
O projeto ‘Música no Museu’ tem cinco temporadas no ano. Esta é a terceira, chamada ‘Concertos de Inverno’. O ‘Quadro Antiquo’ é formado por Kristina Augustin (viola da gamba e flautas), Mário Orlando (viola da gamba), Sonia Leal Wegenast (voz e percussão) e Rosimary Passa (violão, alaúde, viruella). O grupo, é sediado na cidade de Niterói (RJ) e foi formado em 2006.
Em março de 2007, o ‘Quadro Antiquo’ foi destaque no programa Versus Cantados. A iniciativa reunia o trabalho de cancioneiros ibéricos do século XVI. Juntos, os integrantes fizeram turnê por sete municípios nordestinos. Em julho do mesmo ano, o grupo seguiu em apresentações em Belo Horizonte, Tiradentes, São João Del Rey e Barbacena, e outras cidades brasileiras. Outras apresentações aconteceram em Niterói e no Rio de Janeiro, resultando na gravação de um álbum, que levou o mesmo
título do projeto.
No ano seguinte, o grupo participou das comemorações dos 200 anos da presença da família real portuguesa no Brasil. Os concertos aconteceram no Rio de Janeiro. O mesmo programa levou o quarteto a várias cidades da Europa. Em 2009, os músicos também estiveram pela segunda vez em João Pessoa e se apresentaram no Centro Cultural São Francisco.
Projeto itinerante – O ‘Música no Museu’ é uma iniciativa premiada nacional e internacionalmente. A produção é da Carpex Empreendimentos, com co-produção da Metraton Produções. O projeto nacional tem quase 12 anos de atividades ininterruptas.
A iniciativa já levou mais de 250 mil pessoas aos 2,5 mil concertos gratuitos realizados. Desde a sua criação o ‘Música no Museu’ contou com a participação de mais de 1,5 mil músicos, entre grupos, orquestras, corais e solistas, sendo 80 artistas internacionais. O
projeto divide-se em cinco temporadas anuais – concertos de Verão
(janeiro/março), Outono (abril/junho), Inverno (julho/setembro), Primavera (setembro/novembro), além do Grande Concerto de Natal (dezembro).
O projeto ‘Música no Museu’ já recebeu várias distinções. Entre elas, as mais importantes foram Prêmio Cultura Nota 10 – Ars Viva-Unesco; Embaixador do Rio e Golfinho De Ouro, ambos pela Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro; Rankbrasil, pelo recorde brasileiro “Maior Festival de Harpas do Brasil” e “Maior Série de Música Clássica do Brasil”; Admissão na Ordem do Mérito Cultural, diploma concedido pelo
presidente da República; Urbanidades, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); além de moções honrosas, concedidas pela Assembléia Legislativa, Câmara dos Vereadores e Liga Feminina Israelita, todos do Rio de Janeiro.
Evento: Concerto do grupo Quadro Antiquo (projeto ‘Música no Museu’)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural São Francisco, no Centro de João Pessoa
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Santa Luzia, em ação conjunta…
O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) informou, nesta quarta-feira (15), que aceitou a proposta de…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde…
Um incêndio de médias proporções atingiu barracas da conhecida 'Feira do Milho', situada dentro do…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…