EDUEPB lança livro com análise do período entre impeachment de Dilma Rousseff e ascensão de Jair Bolsonaro

PUBLICIDADE

Acaba de ser lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) o e-book “Escritos em Meio ao Fogo“, do professor e historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. A obra faz uma análise entre o tempo histórico do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, e a ascensão do ex-presidente Jair Bolsonaro ao cargo de presidente. O livro digital reúne trinta artigos autorais, previamente publicados na coluna do autor no portal Agência Saiba Mais. O item já pode ser baixado gratuitamente na plataforma Zenodo, e já está disponível no site da EDUEPB.

 

Apresentando uma reflexão sobre um período conturbado e crucial na história do Brasil, a coletânea de textos é o resultado da compilação de trabalhos escritos durante o desenrolar desses eventos políticos marcantes, oferecendo uma visão analítica de um momento que envolveu profundas transformações no país.

 

“O livro é uma organização de 30 artigos que eu escrevi entre o período do processo de impeachment da Presidência de Dilma Rousseff, e a ascensão de Bolsonaro ao poder. Justamente eu enfrentando o desafio de um historiador que está acostumado e lidar com eventos que já acabaram e arriscar interpretar, ler e emitir opiniões sobre eventos que ainda estão em processo de acontecimentos. Por isso, que além das reflexões, os textos têm muito de intuição e reação emocional e aflitiva”, explicou o professor do Departamento de História, do Centro de Humanidades (CH).

 

Ele enfatizou que para historiadores, esse período foi um momento incrivelmente rico e tenso na história do Brasil, e por isso ele sempre teve a intenção de reunir esses textos e publicá-los na forma de um livro para dar a eles uma nova circulação e alcançar um público mais amplo.

 

“Escritos em meio ao fogo”, apresenta uma seleção de textos focados nas questões políticas desse período, mergulhando nas análises das mudanças sociais e políticas que marcaram esses anos. Desde a ascensão da extrema direita, o crescimento do antipetismo, a prisão do então ex-presidente Lula até a eleição de Bolsonaro, Durval Muniz aborda uma gama de tópicos fundamentais para compreender o cenário político brasileiro contemporâneo.

 

“Eu discuto os motivos da ascensão da direita, os motivos da derrota do PT em 2018, os motivos do antipetismo, o significado justamente da vitória de Bolsonaro, e, claro, discuto também o que levou o impeachment da presidenta Dilma e o que esse impeachment significou”, acrescentou.

O livro digital também inclui uma carta escrita pelo autor ao ex-presidente Lula quando ele foi encarcerado, além de artigos que abordam assuntos como as medidas do governo de Michel Temer, a reforma trabalhista e o crescimento da participação da extrema direita no país. Através desse olhar multifacetado, o leitor é convidado a entender não apenas os acontecimentos em si, mas também as forças subjacentes que moldaram o panorama político do Brasil.

Diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, destacou a relevância da obra e recomendou aos leitores a conhecerem detalhes de um livro concebido no período da pandemia da covid-19. “São textos produzidos no contexto de uma pandemia que matou mais de 700 mil pessoas no Brasil, e de um governo de extrema direita, negacionista, misógino, autoritário, sem compromisso algum com a democracia. Estão imprensados de indignação, por um lado, e, por outro, de pertencimento às causas da mudança. “Escritos em meio ao fogo”, como bem destaca o título, os textos trazem, também, notícias de um mundo melhor. Emocionante, envolvente, pertencido e necessário”, disse.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nikolas Ferreira: O Davi da Comunicação

Assim como o jovem Davi, em Israel, que de maneira surpreendente e quase instantânea desarticulou…

16 de janeiro de 2025

Líder governista destaca legitimidade da postulação de Galdino e garante que todos serão ouvidos na construção da chapa de 2026

O deputado Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou nesta quinta-feira (16),…

16 de janeiro de 2025

STF mantém eleição do vereador Dinho como presidente da CMJP

O Supremo Tribunal Federal (STF), através da decisão do ministro Flávio Dino, manteve, nesta quinta-feira…

16 de janeiro de 2025

Pedro Cunha Lima aproveita tensão entre João e Adriano e abre portas da oposição para Galdino

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), um dos principais nomes da oposição na Paraíba…

16 de janeiro de 2025

Tarifas de ônibus intermunicipais na Região Metropolitana de João Pessoa será reajustada; confira valores

Após o aumento no preço da passagem do transporte coletivo na Capital paraibana, os valores…

16 de janeiro de 2025

Prefeituras e Câmaras Municipais devem enviar balancetes de dezembro de 2024 até 31 de janeiro, alerta TCE-PB

Prefeituras, Câmaras de Vereadores e Consórcios municipais têm até 31 de janeiro para enviar os…

16 de janeiro de 2025