Categorias: Cultura

No Dia da Consciência Negra, PB Agora lembra artistas que lutam pela igualdade racial

PUBLICIDADE

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-fiera (20) , data da morte de Zumbi dos Palmares, muitas mulheres usam a música como expressão de liberdade e busca por igualdade racial.
A mulher negra sempre esteve presente na luta do povo negro e na Paraíba, há diversas atividades culturais e expressões artísticas oriundas da cultura afrodescendente. Embora a história da população negra ainda seja relegada aos guetos, a arte rompe muros em busca do seu espaço. Essas mulheres atuantes trazem a força da cultura para exercer cidadania e perpetuar a luta contra o racismo e o machismo.

Uma dessas artistas, é a cantora é Luedji Luna, que inclusive programou uma live-show para marcar a data. A live fa atividade faz parte de uma programação mais ampla ao longo do mês, que este ano trabalha o tema ‘Por uma Paraíba Antirracista’ e inclui a inauguração do Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial – João Balula, o 2º do Nordeste e o 4º do país com atendimento multiprofissional para casos de racismo e intolerância religiosa.

Cantora e compositora baiana, Luedji Luna é um dos expoentes da música brasileira. Com dois álbuns, um EP e diversas parcerias lançadas já foi contemplada com o Prêmio Afro (2017) e pelo Prêmio Bravo na categoria Revelação (2018).

A realização da live-show é do Governo do Estado, por meio de parceria entre a Fundação Espaço Cultural com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH). O evento virtual ocorre a partir das 20h30 no canal TV Funesc no YouTube.

Segundo os historiadores, a Cultura negra marca a identidade brasileira com toda a sua influência sobre o corpo, a dança, a religiosidade e crenças, além de ser uma expressão da resistência negra, de afirmar uma identidade negra e de trazer sempre à tona a ancestralidade, seus traços que vieram nas memórias.
Outra artista negra com destaque na Paraíba, é a cantora de samba Dandara Alves.
Dandara Alves é nordestina natural da Paraíba e radicada no Rio de Janeiro. Profissional da música há mais de uma década. Ao longo desses anos levou seu samba e sua musicalidade a vários lugares do país,

Entre as inúmeras mulheres que usam a arte como expressão de liberdade, destaque para Fernanda Ferreira que é atriz e ativista negra. Ela veio de Minas e, na juventude, enveredou por um grupo cultural que manejava a cultura afromineira, além de beber da cultura negra do Nordeste como coco, maracatu e tambor de crioula.

Recentemente, a comunidade artística negra consolidou a criação do Fórum de Artistas Pretas e Pretos na Paraíba, numa articulação local auto-organizada, composta por artistas e trabalhadoras/es da cultura que se autodeclaram pretos ou pardos.

Segundo a comissão de criação do Fórum, a necessidade surgiu da tarefa de fortalecer e reivindicar o acesso à Lei Aldir Blanc de forma democrática e anti-racista.

“A própria estrutura de estado e de sociedade faz com que, mesmo com o auxílio emergencial vindo para atender as camadas mais pobres da população, os mecanismos de burocracia e de regulamentação costumam barrar as pessoas que realmente necessitam, e a gente sabe que essas pessoas são as pretas, pobres e periféricas”, explica Fernanda Ferreira, mulher preta, atriz, arte-educadora e integrante da comissão de representação do Fórum.

O Dia da Consciência Negra é ocasião dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil.
A data também é momento do calendário utilizado pelo movimento negro para refletir sobre as conquistas e o que falta a avançar na equidade racial diante de um complexo tecido social presente no país.

A alusão à data foi criada em 2003 e incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em aproximadamente mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da PB sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

24 de novembro de 2024

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na Assembleia Legislativa

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024