Categorias: Cultura

Noite mais alegre o Nordestino não tem PP, mas terá live de Elba

PUBLICIDADE

É xote, xaxado e baião. É 23 de junho, noite de São João, a festa mais alegre do nordestino. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, os arraiá silenciaram. Quando o fole roncar no alto da serra, como cantou Luiz Gonzaga, não haverá fogueira, fogos nem balões. O São João 2020 será diferente de todas as festas juninas que já existiram na região. Os famosos “!arrasta pé” marcado pela aglomeração dos forrozeiros, estão proibidos. Não haverá forró, nem quadrilhas juninas.

Em Campina Grande, que há mais de três décadas, realiza uma das maiores festas juninas do Brasil, batizada de “Maior São João do Mundo”!, a noite desta véspera de São João, será silenciosa. O Parque do Povo, que deveria receber nesta noite mais de 100 mil pessoas, estará deserto, em silêncio, sem a presença da paraibana Elba Ramalho no palco, e sem o tradicional som da sanfona, do triângulo e do zabumba. A meia noite, não haverá o show pirotécnico que colorem os céus da Rainha da Borborema, ao som inconfundível de “Olha Pro Céu Meu Amor”.

Os forrozeiros estarão em suas casas cumprindo as medidas de isolamento social e prevenção ao Covid-19. E as tradicionais comidas típicas, como milho, canjica, pamonha, serão servidas na mesa, mas sem o calor da fogueira.

A exemplo de anos anteriores, a edição 2020 do Maior São João do Mundo deveria atrair um público superior a 2 milhões de pessoas, durante os 30 dia ininterruptos de festa. Pela primeira vez na história, o evento foi cancelado, e transferido para o mês de outubro, mas a sua realização ainda é incerta.

Para os forrozeiros sentirem um pouco o clima da festa, a organização do São João programou algumas lives beneficentes. A programação do São João virtual de Campina Grande começa com o show da cantora Elba Ramalho.

A apresentação de Elba está marcada para 20h. Também na véspera de São João, se apresentam os cantores Eliane, Walkyria Santos, Luka Bass, Biliu de Campina e Gitana Pimentel, que ainda não têm horário exato de apresentação, conforme a assessoria da realizadora do evento. A programação vai ser transmitida no canal do evento no YouTube.

Além das apresentações dos artistas, também vai ser contada uma parte da história dos 37 anos do São João de Campina Grande, com temas como quadrilhas, gastronomia e a preparação do Parque do Povo para os shows em outubro.
Mesmo com o recurso da tecnologia, o público espera ansiosamente pelo fim da pandemia, e que em breve, a festa que celebra a fartura e a colheita do nordestino seja realizada com música, dança e a alegria típica do nordestino.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Arthur Lira critica indiciamento de Cabo Gilberto pela Polícia Federal e defende imunidade parlamentar

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou na terça-feira (26) o indiciamento…

28 de novembro de 2024

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília, com o…

28 de novembro de 2024

Paraíba tem saldo positivo de emprego formal pelo 8º mês consecutivo

O mercado de trabalho da Paraíba segue em alta neste ano e registra pelo 8º…

28 de novembro de 2024

Presidente do PT-PB destaca justiça social no pacote econômico de Lula e dispara contra reação do mercado: “Tô me lixando”

O pacote econômico anunciado pelo governo Lula na noite dessa quarta-feira (27) gerou reações divididas…

28 de novembro de 2024

PRF prende caminhoneiro foragido da Justiça após abordagem na BR-230, em Ingá

Na noite desta quarta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Paraíba prendeu um caminhoneiro…

28 de novembro de 2024

REFORMA ADMINISTRATIVA: Vereador do PP coloca nome à disposição para pasta da Segurança em JP: “Tenho capacidade”

O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…

28 de novembro de 2024