Sete solistas internacionais vão formar um trio e um quarteto para o concerto de câmara que acontece nesta quarta-feira (4), às 18h, na Igreja do Carmo, no Centro Histórico. Explorando a versatilidade timbrística dos metais e madeiras, eles tocarão obras de Telemann, Briten, Stamitz e Danzi. O concerto, gratuito, integra a programação do I Festival Internacional de Música Clássica. Todo o evento é promovido da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Eduardo Olloqui – O oboísta espanhol começou seus estudos com Ruiz Huici, em Navarra. Seguiu para Granada e para o Conservatório Superior do País Basco (Musikene). Em 2005 cursou música no Conservatório de Utrecht Holanda. Atua tanto em conjuntos de câmara quanto orquestras, como a Sinfônica da Holanda, Radio Kamer Philarmonie, Orquestra Ciudad de Granada, Oviedo Filarmonia, Orquestra Filarmônica de Málaga, Nieuw Ensemble (de Amsterdã), Rotterdam Barroc Ensemble, Ives Ensemble, Bcn 216, Emanon Ensemble (Bélgica) e Insomnio Ensemble.
Kerstin Kendler – A violinista alemã estudou na Hochschule fur Musik und Theater, em Hamburgo, com a professora russa I. Petrosjan, onde se diplomou em pedagogia e violinista. Desde 1996 faz parte dos primeiros violinos da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa. Kerstin se apresenta com orquestras como a Filarmônica de Rotterdam, Camerata Amsterdam, Sinfônica da Norddeutschen Rundfunks e Amsterdam Chamber Orchestra.
Barbara Deleu – Nasceu em Gent, na Bélgica. Estudou no Conservatório Royal de Música, em Bruxelas, com Frank Hendrick e Carlos Bruneel, onde depois foi professor. Desde 1998 é a primeira flautista da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa e integrante do Nederlands Blazers Ensemble (conjunto de sopro holandês). Atuou recentemente como solista na Orquestra da Rádio Vlaams (Bélgica) e na Beethoven Academie.
James Aylward – Formou-se no Victorian College of Arts em Melbourne, Austrália, onde começou a estudar fagote aos 13 anos. Vencedor do concurso Willem van Otterloo, ganhou uma bolsa de estudos no Conservatório de Amsterdam com Jos de Lange. Foi primeiro fagote da Orquestra Filarmônica de Auckland (Nova Zelândia) e da Orquestra Sinfônica do Oeste da Austrália (west Autralian Symphonie). É constantemente convidado a se apresentar junto ao conjunto ASKO-Schonberg e a MusikFabrik.
Laurens Otto – O trompista estudou no Conservatório de Rotterdam, na Holanda, com Martin van de Merwe e Bob Stoel. Apresentou-se com o Erard Ensamble e Swietensociety. Apreciador da música contemporânea, lançou na Holanda obras-solo de Patrick van Deurzen, Rocco Havelaar e Ron Ford en Brewaeys. Desde 2003 é o primeiro trompista da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa. Toca ainda com a Orquestra Filarmônica de Rotterdam, Doelen Ensemble, Nederlands e Blazers Ensemble e com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã.
Samuel Espinoza – O violista chileno é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integra a Orquestra Sinfônica da Paraíba. Apresentou-se na América Latina e Europa tocando música de câmara. Leciona em festivais internacionais de música, sendo considerado pela crítica como um dos maiores violistas em atividade no Brasil. Atualmente é o diretor artístico do Quinteto Uirapuru.
Ana Chamorro – Estudou violoncelo no Brasil com Zigmund Kubala, na USP. Na Alemanha prosseguiu com Eduardo Vassalo, Friedmman Dahn e Joachim Griesheimer, além de cursar música de câmara com Saschko Gawriloff (spalla da Orquestra Filarmônica de Berlim) e o Quarteto Amadeus. Foi professora da Escola de Música de Wiehl (Alemanha) e integrou as orquestras alemãs Rheinisches Kammerorchester, Sinfonieta Köln e Klassische Philarmonie Telekomm Bonn. Foi também primeiro violoncelo da Tippet Ensamble e violoncelo solo da Heidelberger Kammerorchester. Hoje toca na New Netherlands Orchestra.
Serviço:
Data: quarta (4), às 18h
Local: Igreja do Carmo
Recital com Eduardo Olloqui (oboé), James Aylward (fagote), Laurens Otto (trompa), Kerstin Kendler (violino), Barbara Deleu (flauta), Samuel Espinoza (viola) e Ana Maria Chamorro (violoncelo).
Programa
Telemann – Trio para flauta, fagote e trompa, concerto ex F a 3
Britten – Phantasy Quartet op 2 para oboé, violino, viola e violoncelo
Danzi – Quarteto com fagote em si bemol major op 40 nº 3
Carl Stamitz – Quarteto para oboé, trompa, violino e violoncelo em ré maior op 8 nº1
Serviço:
I Festival Internacional de Música Clássica
Quando: de domingo (1°) a 7 de dezembro
Informações: Sylvana Toscano, assistente de produção do festival (9926-1129, 8700-3797)
festivaldemusicajoaopessoa.com.br
www.facebook.com/funjopejp
Twitter: @IFestivalMúsica
Instagram: @funjopeJP
Secom-JP
Com a posse de Donald Trump na Casa Branca, assumindo novamente o lugar de Joe…
A sucessão na presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba já conta com…
A cantora paraibana Roberta Miranda, conhecida como “A Rainha da Música Sertaneja”, emocionou o público…
Na tarde desta terça-feira (21), o governador da Paraíba, João Azevedo, anunciou que será divulgado…
Após reunião realizada na tarde desta terça-feira (21), os motoristas de ônibus de João Pessoa…
O secretário Ronaldo Cunha Lima Neto, nomeado recentemente pelo prefeito Bruno Cunha Lima, para comandar…