Nova Imortal: Escritora Iêda Lima será empossada na Academia de Letras de Campina Grande

PUBLICIDADE

Autora de livros como “Ruído do Silêncio”, “O novo e o velho na gestão da qualidade do transporte urbano”, “Um olhar no retrovisor e outro na estrada”, além de vários artigos e crônicas publicados em periódicos brasileiros, a escritora Iêda Lima será empossada no próximo 03 de março, na Academia de Letras de Campina Grande – ALCG.

A eleição ocorreu em 04 de agosto de 2022, para ocupar a Cadeira nº 34, da ALCG, que tem como patrono o teatrólogo paraibano de Campina Grande, Vicente de Paulo de Holanda Pontes, conhecido como Paulo Pontes, e que teve como primeira ocupante a professora Josefa Dorziat Quirino Barbosa, a eterna Mestra Dorziat.

A cerimônia de posse será às 19 horas do dia 3 de março próximo, no auditório 01 do Hotel Village Premium, que será conduzida pelo presidente da ALCG Thélio de Queiroz Farias. Na ocasião, a nova imortal será saudada pelo acadêmico José Mário da Silva Branco.

Para Iêda Lima, “escrever é dialogar com os vivos, à luz do legado que os mortos nos deixaram, para contribuir com a evolução cultural e espiritual da humanidade e deixar fluir um raro dom, o da criação literária, explorando a riqueza de uma língua.” e que ” contar com uma Academia de Letras, para amarrar a literatura no poste do tempo, parafraseando o poeta Manuel de Barros, é um privilégio.

“Por isso e para isso, e para dar continuidade à grande paixão de Paulo Pontes, de uso da palavra adequada para se comunicar com o público, e fazer jus à trajetória da Mestra Dorziat, verdadeira guardiã da língua portuguesa, ingresso neste templo do saber, a Casa Amaury Vasconcelos.”, conclui Iêda Lima.

A Academia de Letras de Campina Grande (ALCG) foi fundada em 9 de abril de 1981, por intelectuais campinenses, tendo à frente, Amaury Vasconcelos e Aluízio Campos, entre outros.

A ALCG passou a se denominar casa Amaury Vasconcelos, por decisão de seus membros, a partir de 2002.

Conheça um pouco mais sobre Iêda Lima:

Iêda Lima nasceu em 08 de julho de 1948 em Campina Grande, Paraíba. Filha de Otávio Adelino de Lima e de Luzia de Oliveira Lima, estudou no Externato São José, Colégio Diocesano Pio XI e Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande. Neste, fez o ensino médio, em curso noturno.

Simultaneamente, trabalhou como professora, em uma escola municipal, e depois no Convento Seráfico Santo Antônio Ipuarana, em Lagoa Seca. Foi membro da Juventude Estudantil Católica (JEC) nos anos 60.
Iêda Lima é formada em Economia de Transportes, pela Escola Superior de Transportes e Comunicações de Dresden, na Alemanha; e pós graduada em Engenharia de Transportes, com título de Mestre, pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande e de Doutora, pela USP de São Carlos.

Desde junho de 2016 dedica-se à literatura, como parte do seu projeto de terceira idade.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024

Jovem de 24 anos é morto a tiros no bairro de Mandacaru, em João Pessoa

Na madrugada deste sábado (23), um jovem de apenas 24 anos foi assassinado a tiros…

23 de novembro de 2024

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Grande João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Saúde do Estado monta postos médicos avançados para atender romeiros da Penha em João Pessoa

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai instalar…

23 de novembro de 2024

261ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 261ª…

23 de novembro de 2024

PMJP realiza primeiras cirurgias urológicas e projeta zerar fila até dezembro

A Prefeitura de João Pessoa realizou as primeiras cirurgias que fazem parte do mutirão de…

23 de novembro de 2024