A Paraíba o tempo todo  |

O brilho das quadrilhas e o sabor das comidas típicas no São João de Campina Grande

Tradição preservada. Com imensa riqueza cultural as festas juninas principalmente no Nordeste, se transformaram em um espetáculo de tradição, cores e sabores que celebram as raízes culturais brasileiras. O evento, marcado por música, dança e comidas típícas, têm suas origens enraizadas nas festividades religiosas e populares, os santos católicos Santo Antônio, São João e São Pedro.

O colorido e a alegria nos passos das quadrilhas juninas. O ponto alto das festas juninas é as quadrilhas juninas, com suas danças marcadas por passos coreografados, músicas animadas e figurinos típicos que remetem ao ambiente rural. As quadrilhas não só proporcionam diversão, mas também preservam tradições ancestrais, passadas de geração em geração.

Além das danças, as festas juninas também são conhecidas pelas comidas típicas, como o milho cozido, a canjica, o pé-de-moleque e a pamonha. Já as fogueiras iluminam as noites de junho, simbolizando o calor e a união das comunidades, promovendo a aproximação entre famílias e a alegria que toma conta dos brincantes, contagiando a todos.


Emoção, cores e tradição marcarão o Festival de Quadrilhas – Etapa Campinense, que aconteceu no coração do Parque do Povo, a Pirâmide, n’ O Maior São João do Mundo.

As três primeiras colocadas, Moleka 100 Vergonha, Mistura Gostosa e Arraial em Paris se destacaram pelo desempenho, enredo, coreografia, talento e muita criatividade, além da representação da nossa cultura, mantendo viva as nossas raízes através da dança e teatralização.

Terra dos Fortes, Chamego Medonho e Paixão Junina foram as quadrilhas juninas classificadas, em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, durante o Festival de Quadrilhas Juninas Etapa Agreste.

Com temas diversos, mas sempre reforçando a importância da cultura do Nordeste, durante os dois dias de Festival, 15 quadrilhas da região Agreste da Paraíba trouxeram muita cor e dança para dentro da Pirâmide do Parque do Povo.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe