A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Orquestra de Câmara se apresenta domingo na Estação Cabo Branco

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa realiza nova apresentação neste domingo (31), no auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco. A entrada é aberta ao público. O concerto começa às 17h e será regido pelo maestro Gustavo De Paco de Gea, executado em cinco movimentos com apresentação dos instrumentos das famílias das cordas, dos metais, madeiras, percussão e teclado.

A primeira peça a ser executada será uma suíte de “Dom Quixote”, de autoria de G. Telemann. No segundo momento, a orquestra apresenta uma peça popular de Ernesto Nazareth, “Odeón”, com execução dos instrumentos da família das madeiras. Na sequência, apresentação dos instrumentos da família dos metais com a peça “Fanfarra Olímpica”, de J. Williams.

Logo após acontece a apresentação da percussão com o “Galope”, no estilo cantoria, de autoria de Guerra Peixe. Em seguida, será a vez do teclado, com execução das peças “Cipó Branco” (Cussy de Almeida), a música tema do Fantasma da Ópera (A. Webber), além de “Hey Jude” (Lennon e Mc Cartney), tema de Missão Impossível (L. Schiffin) e da seleção brasileira com xotes de Luiz Gonzaga.

O concerto na Estação faz parte do projeto de proporcionar ao público, a cada dois meses, um momento de lazer e cultura com apresentação de uma orquestra, tocando música de qualidade, mostrando um repertório variado, que vai desde o clássico até o popular, para agradar a todas as gerações.

A orquestra – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP) foi criada no ano de 2001, por iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura do Município, com recursos provenientes da então Lei Viva Cultura, hoje Fundo Municipal de Cultura (FMC). Ela está vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e já se estabelece como um espaço importante no processo de formação de instrumentistas. Composta por jovens com idades variando entre 16 e 25 anos, a OCCJP vem desenvolvendo uma música de alto nível e cumprindo papel fundamental no fomento à cultura.

Durante todo o ano, a orquestra realiza concertos dentro de projetos elaborados que tem o intuito de elevar o nível cultural dos paraibanos, a exemplo dos Concertos Didáticos, voltados para professores e alunos da rede municipal de ensino, promovendo o acesso à música e despertando o interesse pela busca de uma educação musical. Tem ainda o Concerto da Estação, mostrando um repertório que varia do clássico ao popular, aos domingos, com entrada aberta ao público.

Outro projeto desenvolvido pela orquestra são os Concertos Comemorativos, que rendem homenagem a datas como o Natal, Ano Novo, Semana Santa e Nossa Senhora das Neves. Além dos Concertos Oficiais, em que jovens músicos desenvolvem seus conhecimentos artísticos através de um repertório especialmente escolhido para tal fim, e os Concertos Internacionais, que contam com a participação de regentes e solistas estrangeiros que tem o objetivo de proporcionar troca de experiências entre músicos.

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa é um espaço da prática musical em conjunto, contribuindo para a preparação artístico profissional de jovens músicos que, além de darem continuidade à formação musical, adquirem experiência para, no futuro, compor orquestras profissionais.

Secom/JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe