A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Orquestra de Violões da Paraíba será atração desta sexta-feira no projeto Viva o Centro

O projeto Viva o Centro com Música terá excepcionalmente, nesta sexta-feira (27), no Centro Cultural São Francisco (CCSF), a Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), que promete trazer para o público um repertório com grandes sucessos. As apresentações têm início às 17h30, na nave central, com um dueto curto de ópera com a cantora lírica Izadora França, o sopranista Kleiton D’Araújo e o barítono Eduardo Cunha Lima, acompanhados do pianista Vinícius Sales. A entrada é gratuita, com estacionamento por trás do CCSF.

A Orquestra de Violões da Paraíba se apresenta em seguida, com um repertório dedicado aos compositores, arranjadores e músicos paraibanos, com obras de Vital Farias, ‘Saudade de Ocê’; Pinto do Acordeon, ‘Neném Mulher’; Nanado Alves, ‘Lápis de cor’; Gláucia Lima, ‘Leveza na alma’; Bruno Miranda, ‘Dunas de Sal’; e dos pernambucanos Luiz Gonzaga e Zé Dantas, ‘Olha pro céu meu amor’, entre outras canções.

Carla Santos, regente da OVPB, disse que a orquestra conta atualmente com 25 integrantes e a proposta do grupo sempre foi interpretar clássicos e misturar com a música nordestina e brasileira. “A orquestra mescla a sonoridade das cordas com demais instrumentos de sopro, percussão e vozes”.

A Orquestra foi criada em maio de 1992, pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do Nordeste, incluindo cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CDs. Um deles foi relançado pela editora Paulinas e tem sido vendido pelo Brasil e pela Europa, divulgando, assim, o nome e o potencial artístico-cultural da Paraíba.

Projeto – O Viva o Centro com Música é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), em parceria com o Governo do Estado. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.

O projeto também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, ele explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.

SERVIÇO:
Projeto Viva o Centro com Música
Dia: sexta-feira (27)
Horário: a partir das 17h30
Local: Centro Cultural São Francisco (CCSF)
Atração (nave central): Ópera curta com Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo, Eduardo Cunha Lima e Vinícius Sales (pianista).
Atração (lastro): Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), regida pela maestrina Carla Santos.
Entrada gratuita e estacionamento interno por trás do CCSF

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe