A Academia de Hollywood anunciou nesta terça-feira (24) os indicados ao Oscar 2023. A atriz Alison Williams e o ator Riz Ahmed foram os apresentadores. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 12 de março.
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, filme sobre uma imigrante chinesa junta universos paralelos, comédia e crise existencial, recebeu 11 indicações e lidera a disputa;
“Nada de novo no front”, filme alemão sobre a Primeira Guerra Mundial, e “Os Banshees of Inisherin”, sobre o fim inesperado da amizade entre dois irlandeses nos anos 20, tiveram nove indicações cada;
Uma das categorias mais comentada pelos fãs é a de música original, com Rihanna, Lady Gaga e David Byrne indicados;
Outros filmes entre os campeões de indicação são “Elvis” (8), “Os Fabelmans” (7), “Tár” (6), “Top Gun: Maverick” (6), “Pantera Negra” (5) e “Avatar: O Caminho da Água” (4).
Jimmy Kimmel será o apresentador do Oscar 2023. Essa será a terceira participação de Jimmy Kimmel no comando da premiação. Ela já havia apresentado o evento em 2017 e 2018.
Brasil fora do Oscar 2023
Havia dois filmes brasileiros entre os pré-indicados: o documentário “Território” e o curta-metragem “Sideral”. Eles não foram selecionados para a lista final.
“Marte um” tinha ficado de fora da disputa ao Oscar 2023 em Melhor Filme Internacional. O filme não conseguiu entrar no top 15 como semifinalista. A América do Sul será representada na categoria por “Argentina, 1985”.
G1