Após ganhar o inédito Globo de Ouro e se tornar a primeira atriz brasileira a conquistar o prêmio, Fernanda Torres pode concorrer ao Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que o filme “Ainda Estou Aqui” e a atriz Fernanda Torres estão aptos a concorrer nas categorias gerais do Oscar.
Dirigido por Walter Salles, o longa pode ser indicado para Melhor Filme, enquanto Fernanda Torres é uma das candidatas ao prêmio de Melhor Atriz. Além de Fernanda Torres, outras atrizes do elenco, como Fernanda Montenegro, também foram consideradas para a elegibilidade. O filme “Ainda Estou Aqui” se destacou em diversos festivais, e há uma mobilização entre os votantes que pode favorecer sua inclusão entre os dez finalistas na categoria de Melhor Filme.
Para que um filme seja considerado elegível, é necessário que ele tenha estreado em cinemas comerciais em pelo menos uma das seis áreas metropolitanas dos Estados Unidos entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2024, além de ter que ficar em exibição por um mínimo de uma semana.
O anúncio dos indicados ao Oscar 2025 está programado para o dia 17 de janeiro. “Ainda Estou Aqui” também figura na lista de pré-indicados para o prêmio de Melhor Filme Internacional, o que pode aumentar suas chances de reconhecimento na premiação.
A atriz Fernanda Torres, 59, fez história ao ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz por seu papel em “Ainda Estou Aqui”. Ela se tornou a primeira brasileira a conquistar tal feito. Agora, as expectativas para o Oscar estão ainda maiores, mas a vitória tem algum impacto na principal premiação de Hollywood?
As duas premiações são organizadas por entidades distintas e possuem mecanismos diferentes de votação. No Globo de Ouro, os indicados e vencedores são escolhidos por um grupo de cerca de 300 jornalistas estrangeiros.
Já o Oscar define seus finalistas e ganhadores por meio dos votos dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, composta por profissionais da indústria, como atores, diretores, roteiristas, figurinistas, editores, entre outros.
De acordo com informações do site oficial da Academia, na última edição do Oscar, aproximadamente 9.905 membros participaram do processo de escolha dos indicados e vencedores — um número significativamente superior ao do Globo de Ouro.
O que fortalece ainda mais a campanha de Torres rumo ao Oscar é o fato de que a votação oficial para a escolha dos indicados começa nesta quarta-feira (8) e vai até o domingo (12). Como o Globo de Ouro ocorreu no último domingo, os votantes do Oscar terão fresca na memória a imagem da atriz brasileira emocionando o público ao homenagear sua mãe, Fernanda Montenegro, no palco.
Redação
Um homem foi preso em flagrante nessa segunda-feira (06), após agredir sua companheira com um…
A empresa paraibana Pixbet foi autorizada a operar provisoriamente no mercado de apostas esportivas no…
Um acidente ocorrido na noite dessa segunda-feira (06) no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa,…
Um forte terremoto abalou a região do Tibete, na manhã de terça-feira (07), matando pelo…
Uma mulher identificada como Maria de Fátima Lucas da Silva, de 31 anos, foi assassinada…
A aguardada festa de casamento do jogador paraibano Hulk e da médica Camila Ângelo está…