Categorias: Cultura

OSUFPB faz seu sexto concerto esse ano

PUBLICIDADE

A OSUFPB realiza o seu 6º concerto da temporada. A apresentação está marcada para esta sexta-feira, dia 26 de maio, às 20:00 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é franca. Maiores informações no site: www.osufpb.com.

Este concerto faz parte da série “Pedro Américo”, na qual a OSUFPB toca obras predominantemente românticas. No repertório, músicas de Aleksandr Glazunov, John Corigliano, Frank Martin e Antonin Dvorak. As participações especiais ficam por conta da flautista Conceição Benck, que atuará como solista, e a pianista Vania Camacho, que a acompanhará ao piano. Ambas as musicistas são professoras do Departamento de Música da UFPB – DEMUS. A regência é do maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB.

Séries temáticas

Nesta temporada, a OSUFPB passou a apresentar os concertos em séries temáticas, homenageando nomes consagrados da cultura paraibana. Assim, temos a “Série Pedro Américo, com concertos dedicados às obras do romantismo musical brasileiro e europeu; a série “Mestre Ariano”, que privilegia a música nacionalista de compositores brasileiros e estrangeiros; a “Série Augusto dos Anjos”, com obras das diferentes correntes estéticas do pós-romantismo; a “Série Philipeia”, dedicada à música barroca e do classicismo nos remetem ao antigo nome de nossa cidade; e, finalmente, a “Série Kaplan” que homenageia o maestro e compositor argentino que adotou João Pessoa por sua cidade do coração, desenvolvendo aqui importante trabalho musical. A temporada 2017 homenageia também Heitor Villa-Lobos, por seus 130 anos de nascimento.

Segurança e conforto

A coordenação do Laboratório de Música Aplicada – LAMUSI, que administra a OSUFPB, recomenda a chegada ao local do concerto pelo menos meia hora de antecedência para garantir um bom lugar na plateia e ainda assistir a uma pequena palestra costumeiramente proferida sobre as obras que são apresentadas. Lembra ainda que, por motivo de segurança, não permitirá, em hipótese alguma, o acesso ao público quando a Sala alcançar sua lotação máxima, que é de 300 pessoas.

 

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Conceição Benck

Possui Bacharelado em Musica pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professora do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba.

Tem sua sólida formação com grandes flautistas como Gustavo Paco (Argentina/Brasil), Aurèle Nicolet (Suíça) e Alain Marion (França). Organizou o I e II Festivais Norte/Nordeste de Flautistas. Atuou nas principais instituições da região, como o Conservatório Pernambucano de Música; Orquestra Sinfônica da Paraíba; Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste; Orquestra Sinfônica do Recife; Universidade Federal de Pernambuco.

Com intensa atividade como solista e camerista, destaca-se o trabalho realizado junto ao Quinteto Sopro Brasil, da UFPE, do qual foi membro fundador, e o Duo Casado (com a pianista e irmã Rachel Casado). Atuou como professora convidada no Projeto “Bandas de PE”, do Conservatório Pernambucano de Música.
Além da docência, dedica-se à pesquisa interpretativa, performance e gravação de obras de compositores brasileiros, assim como sobre competências da performance musical e didática instrumental com ênfase em Articulação nos instrumentos de sopros.
Vania Camacho

 

Doutora em Educação pela UFPB, com a tese “O ensino de Piano na Paraíba: memórias, lugares e práticas musicais (1945-1985)”, cursou o Bacharelado em piano e Mestrado em práticas interpretativas (piano) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. É professora do Departamento de Música da UFPB desde 1994.

 

Vencedora de concursos nacionais e internacionais, tem atuado nas áreas da prática instrumental divulgando principalmente a música brasileira.
Coordena o curso de Aprendizagem de Música Através do Piano, do programa de extensão universitária de música. Participa dos grupos de pesquisa práticas de ensino e aprendizagem da música em múltiplos contextos do departamento de Educação, do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da Paraíba – HISTED-BR e do GP4 – Grupo de Pesquisa em Performance e Pedagogia do Piano.



Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024