O turismo é um dos setores mais impactados pela pandemia do coronavírus. Por conta disso, pacotes de viagens mais baratos são anunciados quase diariamente pelas empresas do setor. Em boa parte dos casos, são descontos dados para jornadas programadas para o ano de 2021. Épocas em que, para as previsões mais otimistas, a crise sanitária pode já estar sob relativo controle e o mundo do turismo se encontrará mais ativo. Quem fala sobre esse assunto é o o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (Abav-PB), Breno Mesquita.
Segundo Breno, o setor de turismo é muito sensível, porém, os sinais apontam para uma melhora futura diante da grande demanda suprimida. “Quando a gente inicia uma retomada, mesmo que pequena, os decretos vem logo após e atrapalham. O setor vai se recuperar, as pessoas hoje necessitam viajar, encontrar os entes queridos que ficaram distantes por algum tempo. Eles querem ter esse momento”, comentou.
Ainda segundo ele, as agências ainda sofrem com a pandemia, pois à medida que retornam, o número de casos cresce e os protocolos de segurança são reforçados causando o fechamento de praias, restaurantes e outros serviços, o que atrapalha um pouco a retomada. “O pessoal fica indeciso se, na semana da viagem, as praias vão poder ser visitadas ou se os restaurantes estarão abertos. É um setor que foi bastante afetado, talvez um dos principais”, finalizou.
Redação