Categorias: Cultura

Paraíba recebe mostra de filmes de animação

PUBLICIDADE

Fazer desenhos e objetos ganharem vida em uma tela: é a arte da animação. E essa arte tem uma data comemorativa: 28 de outubro, Dia Internacional da Animação. Em 30 países, centenas de cidades farão parte de uma gigantesca mostra de curtas amanhã – na Paraíba, 12 cidades participam.

São elas: João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Areia, Bayeux, Aparecida, Mari, Barra de Santana, Pocinhos, Nova Palmeira, Lagoa Seca e Congo. O evento é organizado internacionalmente há oito anos pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa). No Brasil, fica a cargo da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), que realiza o evento em mais de 300 cidades de todos os Estados.
 

Em João Pessoa, a programação será realizada em parceria com o ‘Tintin Cineclube’, com apoios da ABD-PB e da Funjope. O local é a Usina Cultural Energisa, com a sessão começando às 19h30. Também foi realizada uma oficina de stop-motion no fim de semana.

Em Campina, as exibições serão na UFCG, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, também a partir das 19h30. Lá, será criado o Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento em Animação.

Em Areia, a sessão será na Praça Pedro Américo. Em Barra de Santana, no auditório Fundação Vutal de Farias de Arruda. O local em Cabedelo é o Teatro Santa Catarina, incluindo uma mostra de curtas paraibanos de animação.

A cidade do Congo recebe a mostra pela primeira vez, com exibições no auditório municipal. Em Lagoa Seca, o local é a Praça do Morro. A sessão em Mari será na Praça Frei Damião. Em Nova Palmeira, as exibições são no ‘Ponto de Cultura Culturarte’, integrando seis horas de programação envolvendo música, danças folclóricas, capoeira e cinema. Em Pocinhos e Aparecida, os locais de exibição ainda não estavam definidos.

É preciso atenção na programação porque a animação sofre o mesmo tipo de preconceito também sofrido pelas histórias em quadrinhos: ainda há muita gente que acha que tudo o que é produzido nesses formatos são direcionados a crianças. Nada mais equivocado. Tanto animações quanto quadrinhos são um meio de expressão que podem ser tanto para adultos quanto infantis. Por isso, a classificação das mostras é 16 anos.

As mostras trazem trabalhos em diversos modelos: tradicional 2D, computação gráfica, recortes e stop-motion. Entre eles, o já conhecido Dossiê Rê Bordosa, dirigido por César Cabral e baseado nos quadrinhos de Angeli – na verdade, imagina por que Angeli teria matado sua principal personagem. A mostra estrangeira traz curtas da Rússia, de Portugal, da Austrália, da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Um verdadeiro passeio animado pelo mundo.
imprimir enviar a um amigorss

Jornal da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024