O Centro Cultural Piollin, em João Pessoa, recebeu nesta quarta-feira (22) a contação de histórias “Entrelaçadas: Histórias que vão do mar ao sertão”, uma concepção dos artistas e educadores Talita Lima de Araujo e Igor Freire dos Santos. Inspiradas pelas histórias da cultura popular brasileira e por aquelas contadas por autores e contadores como Kiusam Oliveira e Caio Padilha, as três histórias diferentes exploram as fascinantes jornadas de personagens simbólicos presentes em manifestações da cultura popular e em nosso imaginário: Yemanjá, o Bumba meu Boi e o Carcará. O evento acontece às 15h15min e é aberto ao público.
No primeiro conto, os espectadores foram transportados para um tempo mítico em que Yemanjá é ainda uma princesa menina, inspirado no conto “ Iemanjá e o mito da criação” da escritora, pesquisadora e educadora Kiusam Oliveira. A poderosa deusa das águas e rainha do mar aparece na história ainda criança e apresenta o mito da criação. Com suas águas místicas, ela tece o mundo e concede bênçãos à vida e aos navegantes de suas águas.
Já no segundo conto, o foco se voltou para o Boi, figura emblemática dos folguedos e festas juninas em diversas regiões do país. Essa história cheia de cores e toadas leva os espectadores a uma viagem que passa pela Ilha da Magia, lá no Maranhão, e segue pelos sertões, retratando a saga emocionante do Bumba Meu Boi em direção às terras douradas do sertão do Caicó. Galopando com as danças e brincadeiras, o Boi encanta a todos com sua energia contagiante, mas, dessa vez, quer outro desfecho para sua história.
No terceiro conto, os contadores narraram a história do Carcará, uma ave presente em nossa imaginação, evocada como símbolo e inspiração em músicas, filmes e poesias que ajudam a refletir sobre diversos temas. Conhecido por sua coragem e força, a ave, na história, representa a liberdade e a determinação. Em meio às paisagens áridas e majestosas do sertão, o Carcará enfrenta desafios e perigos para conseguir suas penas douradas, inspirando os espectadores com sua bravura.
Além das histórias cativantes, o projeto “Entrelaçados” destaca o encanto das paisagens imagéticas dos territórios em que as histórias narradas acontecem. As descrições vívidas das praias paradisíacas, rios caudalosos, coqueirais e chapadas transportam o público para cenários deslumbrantes.
As brincadeiras da cultura popular também têm um papel especial, com momentos interativos que envolvem o público. Os espectadores são convidados a participar das formações dos cenários e dão coro às cantigas populares, promovendo uma imersão nesse universo, bem como uma experiência memorável para todas as idades.
“Entrelaçadas: histórias que vão do mar ao sertão” oferece uma oportunidade de um mergulho na rica herança cultural brasileira, através de histórias, paisagens e personagens. Um convite para aprender e se encantar com as maravilhas das regiões tão especiais do nosso país.
Com informações de assessoria de imprensa