Categorias: Cultura

PMCG resgata documentos históricos para preservar memória da cidade

PUBLICIDADE

Em breve, acervo fará parte da Fundação do Patrimônio Histórico do Município e será disponibilizado de forma online à população

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado nesta terça-feira, 17, a ordem é preservar o passado para desenvolver o futuro. Prezando pela preservação da memória da cidade, surgiu o projeto da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande, uma iniciativa da Prefeitura que objetiva resgatar documentos que fazem parte da memória histórica local. A realização é da Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com o Grupo de Pesquisas Arquitetura e Lugar (Grupal), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (Nupehl), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A primeira fase do projeto está sendo executada pelo Grupal e consiste em catalogar o acervo de desenhos arquitetônicos e urbanísticos da cidade, entre outros arquivos. Na segunda fase, equipes do Nupehl farão a digitalização destes arquivos que, depois, serão disponibilizados à população, de forma online, através do Observatório de Campina Grande.

Foto: Codecom / PMCG

O primeiro processo é realizado por estagiários da UFCG e da Unifacisa, que recebem o material, limpam, separam e catalogam por ano, tipo de projeto e nome. Entre os arquivos que estavam armazenados na Seplan foram encontradas raridades, como o primeiro projeto arquitetônico do Cine Capitólio, a planta baixa do Açude Novo, projetos datados de 1940, além de outras documentações, como um acordo feito entre a Prefeitura de Campina Grande e a França, bases do Plano Diretor de 1996 e 2006 e outros arquivos históricos.

Um dos coordenadores do projeto, o historiador Erik Brito, disse que essa ação tem sido de grande importância para o município. “Em breve a população poderá ter acesso, de forma digital, a todo esse acervo. Temos muito trabalho para fazer ainda, mas já podemos ter uma noção da preciosidade do que já temos separado. Pesquisadores, estudantes e a população em geral terão acesso a tudo isso, tanto de forma física, quanto de forma online. Se precisar do arquivo físico, teremos ele separado e catalogado de forma acessível”, disse.

A segunda fase do trabalho, que será desenvolvido pelo projeto da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande, deverá começar em breve. Ela consiste na digitalização dos arquivos para a disponibilização de forma online para a população. A ação será realizada pelo Nupehl.

O secretário municipal de Planejamento, professor Felix Araújo Neto, ressaltou a importância da catalogação desse patrimônio municipal, que resgata a história e preserva memórias para as próximas gerações.

“A catalogação e digitalização desses arquivos é importante para iniciar o resgate da nossa memória, da nossa história e patrimônio e dar acesso para que a população usufrua desses arquivos também. É um desejo do prefeito Bruno Cunha Lima devolver o que é do povo para o povo, desde os documentos até espaços como o Açude Novo, o Cine Capitólio, a Estação Nova e outros. Estamos no processo de criação da nossa Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande e temos avançado no processo de diálogo com o IPHAEP para o resgate do Cine Capitólio para Campina Grande. Acreditamos que estamos próximos ao fim dessa questão,” detalhou o secretário de Planejamento.

O projeto de catalogação e digitalização faz parte das ações da Coordenadoria do Patrimônio Histórico de Campina Grande que, em breve, deverá se tornar uma Fundação. A ideia de preservação e resgate do patrimônio histórico municipal foi lançada pelo prefeito Bruno Cunha Lima e, dentro dos primeiros cem dias, a Secretaria de Planejamento apresentou o projeto e começou a executar o trabalho.

Codecom / PMCG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024