Prefeitos de Campina Grande e Caruaru, PE, afirmam que no São João há espaço para todos os estilos musicais

PUBLICIDADE

Indiscutivelmente, o São João está na alma do nordestino. Há anos Campina Grande e Caruaru disputam o título de quem realiza a maior festa junina da região. Campina herdou o título de Maior São João do Mundo, enquanto que Caruarú se tornou a capital mundial do Forró. Nos últimos anos, muitos forrozeiros tem reclamado da “invasão” de outros ritmos nas festas juninas, principalmente dos “sertanejos”.

Para tentar harmonizar essa disputa, o prefeito de Caruaru, em Pernambuco, Rodrigo Pinheiro, visitou, nesta segunda-feira (12), o Parque do Povo, em Campina Grande, Agreste da Paraíba, para conhecer a estrutura da festa junina realizada na cidade.

A visita foi uma retribuição do prefeito pernambucano a Bruno Cunha Lima que no último sábado (10), também visitou o São João de Caruaru, para conhecer o espaço da festa.

Na visita ao Parque do Povo, Rodrigo Pinheiro reforçou que as duas cidades devem fazer um intercâmbio econômico e cultural para valorizar os produtos das duas cidades nos dois maiores festivais juninos do país.

Durante a visita, o chefe do executivo, falou, ao lado de Bruno Cunha Lima, prefeito de Campina Grande, sobre a participação de artistas de outros estilos musicais nas festas juninas.

“As atrações são pedidas e solicitadas, em sua maior parte pelo público. Em Caruaru, 80% dos artistas [que participam dos festejos juninos] são locais. Das 1.200 apresentações, 80% são locais. É fato que a valorização da cultura regional existe, mas é o público que pede. O público é o grande maestro do São João e a gente faz aquilo que o povo pede, dentro de um equilíbrio, para valorizar, sempre, a cultura local”, disse o chefe do executivo da cidade.

Bruno Cunha Lima explicou que no São João a grade de artistas que se apresentam no evento é montada a partir do que o público quer ouvir, dando espaço para artistas de outros gêneros musicais, mas também para o local, e que não pensa em restringir a festa com apenas um gênero.

“O São João é feito para as pessoas, ele é feito para o público. Como todo grande evento, ele tem espaço para outras manifestações que não sejam as suas favoritas. O grande debate não é sobre quem pode ou não estar no São João, a gente não pode limitar as coisas. A gente não pode restringir ou imaginar que para o São João ser cultural só pode estar quem for daqui [de Campina Grande. É o público quem pede a presença desses artistas de outros estilos musicais, e nós fazemos a festa para as pessoas”, comentou o prefeito de Campina Grande.

O São João 2023 de Campina Grande terá 32 dias de duração neste ano, entre 1º de junho e 2 de junho. A empresa Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda, selecionada para gerir o evento, é a mesma responsável pela realização de um dos maiores eventos de agropecuária do Nordeste, a feira Expocrato, no Ceará.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba aplica mais de 18,5 mil doses no Dia D contra meningite, HPV e Multivacinação

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, neste…

20 de outubro de 2024

Chefe da Missão do BID elogia avanços do Profisco II na PB e destaca modelo de gestão como exemplo para outros estados

O chefe da Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), André Martinez, responsável pela supervisão…

20 de outubro de 2024

Sine-PB oferta mais de 750 vagas de emprego a partir da próxima segunda-feira (21)

A partir desta segunda-feira (21), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) vai ofertar…

19 de outubro de 2024

Cícero detona demora da Energisa para atender demandas da PMJP: “Relação é muito triste”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista essa semana, manifestou insatisfação com…

19 de outubro de 2024

Neste domingo: PB Agora divulga pesquisa Datavox de intenção de voto para prefeitura de João Pessoa

Neste domingo (20), o portal PB Agora divulgará uma nova pesquisa de intenção de voto,…

19 de outubro de 2024

Governo da Paraíba lança edital do CFO da Polícia Militar com 30 vagas; inscrições começam dia 4/11

O Governo Paraíba, por meio da Polícia Militar, publicou, neste sábado (19), o edital com…

19 de outubro de 2024