Preencher o tempo e o espaço que as férias escolares deixaram na vida de milhares de jovens de João Pessoa foi o que norteou a criação do Circuito de Férias, Verão e Fortalecimento de Vínculos. O evento, que se estende até o dia 12 de fevereiro, conta com atividades esportivas, de lazer e de instrução.
Em seu segundo ano, o projeto, que começou apenas voltado para esta faixa etária e hoje inclui milhares de idosos, foi aberto na tarde desta terça-feira (18), no Sesc Centro, com a presença de dois mil usuários de serviços de convivência e assistência social (Cras) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
“As atividades proporcionam o fortalecimento dos laços sociais e criam alternativas de lazer e inclusão para uma boa fatia da população que, historicamente, sempre se viu alheia a programas deste tipo”, diz Cízia de Assis Romeu, coordenadora municipal da Proteção Social Básica.
“Este é o período em que as crianças mais sofrem com a ociosidade, quando não ficam expostas a situações de violência, exploração do trabalho ou criminalidade, daí a importância da conscientização profissional constante”, reforçou.
Mayke Felipe, 18 anos, faz futebol, vôlei, grafite e estêncil no Cras São José: “O melhor é que, além de poder aprender nas oficinas, a gente interage e faz mais amizades”, afirma. Na outra ponta, a aposentada Maurinelles Salles, 69, frequenta um grupo de convivência em Mangabeira para manter o bordado, crochê, dança e canto em dia: “Não há melhor antídoto para preencher o tempo e aliviar os problemas”, disse.
Beneficiados – A Capital conta com 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 132 grupos de serviço de convivência, que reúnem as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, totalizando 2,7 mil pessoas beneficiadas.
Secom-JP