Categorias: Cultura

Projeto Estacine exibe filme ‘Independência ou Morte’

PUBLICIDADE

Para comemorar o Dia da Independência do Brasil, o projeto Estacine exibe em caráter especial, nesta quarta-feira (7), o filme “Independência ou Morte”, produção nacional lançada no Brasil em 1972, com direção e roteiro de Carlos Coimbra. A exibição será às 18h30, na sala de audiovisual, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público, mas é importante lembrar que a sala tem capacidade para 38 pessoas.
 

“Independência ou Morte” tem como ponto de partida o dia da abdicação de Dom Pedro I. No filme, o diretor traça um perfil do monarca desde quando era ainda menino e sua família veio da Europa fugindo das tropas napoleônicas até sua ascensão à Príncipe Regente, época em que seu pai, Dom João VI, retornou para Portugal.

 

O filme mostra que, em pouco tempo, a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos provoca oposição em diversos setores e José Bonifácio de Andrada e Silva pede demissão do Ministério. Mas este não seria o único caso em que ministros e nobres entrariam em choque com o imperador por causa da marquesa, que permanentemente influenciava as decisões do soberano, o que causava desgaste político.

No elenco estão os atores Tarcísio Meira (Dom Pedro I), Glória Menezes (Marquesa de Santos), Dionísio Azevedo (José Bonifácio), Kate Hansen (Dona Leopoldina), Emiliano Queiroz (Chalaça), Manoel da Nóbrega (Dom João VI), Heloísa Helena (Carlota Joaquina), Labanca (Frei Arrabida), Renato Restier (Barão de Mareschall), Anselmo Duarte (Gonçalves Ledo) e outros.

Estacine – O projeto, que foi criado no ano passado, consiste na exibição de filmes com abordagens temáticas educativas e culturais, com destaque para a produção brasileira. As exibições acontecem sempre nos finais de semana. No próximo sábado (10) e domingo (11) será exibido o filme “Caramuru – A invenção do Brasil”, do diretor Guel Arraes.

 

A programação traz filmes que estão fora do circuito comercial. A ideia é estimular as pessoas para compreensão de aspectos da arte que nem sempre estão disponíveis ao grande público.
 

 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025