Categorias: Cultura

Redes sociais: BBB motiva conflito entre inteligentes e alienados

PUBLICIDADE

 Desde a segunda semana de janeiro, quando estreou na TV Globo a décima terceira edição do reality show “Big Brother Brasil”, se espalharam na internet mensagens que definem os espectadores do programa como pessoas alienadas ou burras. Entre tantos posts, um dos mais compartilhados nas redes sociais trazia a mensagem: “Um livro comete suicídio a cada vez que você assiste BBB”.

Mas será que os livros – e a inteligência representada por eles – são mesmo incompatíveis com um fã do programa? A carioca Juliana Bonfim, 27 anos, mostra que não. Professora de português, ela cursa mestrado em Literatura Portuguesa e gosta de ler, mas também adora ver o reality. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Você pode ser culto e gostar do BBB. Eu posso ver um filme do Truffaut à tarde e à noite ver o BBB. Qual o problema?”, questiona Juliana, citando o prestigiado diretor de cinema francês.

Juliana diz que algumas pessoas que ela conhece ficam incomodadas com o fato de ela ser uma acadêmica e gostar de um programa tão popular. O publicitário Mario Mendes, 31, também passa pela mesma situação. “Tem gente que não se conforma que eu goste do BBB. O engraçado é que eles sempre vêm com o mesmo discurso: ‘mas você é tão inteligente, esclarecido’”, conta. “Duvido que as pessoas que reclamam no Facebook leiam tantos livros quanto mandam os outros lerem”, provoca ele.

A advogada especialista em direito ambiental Madalena Costa, 31, vê as edições noturnas do reality como um momento de relaxamento. “É uma hora que eu reservo para me divertir, para esquecer as preocupações do dia a dia”, explica ela. “Leio livros e o jornal todos os dias. Mas com o BBB, eu não quero me informar e aprender, mas sim me distrair. Não é uma atividade intelectual, nem precisa ser”, completa Madalena.

Efeito manada

A psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, entende que as reações negativas ao BBB são uma consequência natural de uma atração de muito sucesso e que mobiliza a atenção de muitas pessoas.

“Do mesmo jeito que tem muita gente que gosta do programa e comenta isso, tem gente que não gosta e reclama. A diferença é que com as redes sociais, essa insatisfação ficou mais fácil de ser manifestada”, analisa a especialista.

“No fundo, a internet é uma grande praça. E quando você começa a falar da vida alheia, como é o caso de quem fala dos participantes do BBB, muitas pessoas reagem. É como se elas dissessem com as críticas: ‘não fala sobre isso, que eu não quero saber’”, prossegue Luciana.

Especialista em mídia social e professora da pós-graduação em jornalismo da PUC-SP, Pollyana Ferrari diz que essa onda de críticas é um fenômeno típico da era das redes sociais na internet. “É o chamado efeito manada. Uma pessoa faz um comentário ou posta uma imagem que gera identificação em outras, causando uma rápida propagação da ideia”, assinala Pollyana. “Há um desejo de pertencer a um grupo que pensa da mesma maneira que você. Seja contra ou a favor de algo de algum acontecimento”.

Erros de português

Para Juliana, o reality não é uma atração tão alienante como muitas pessoas dizem. “Apesar desse nem ser objetivo do programa, o BBB colocou em discussão nacionalmente temas importantes como a homossexualidade e o erotismo, de uma maneira poucas vezes vista”, pondera a professora.

Mario acredita que muitas pessoas se sentem mais inteligentes quando criticam o BBB. “Pega superbem falar mal do BBB. Porque é vergonhoso publicamente gostar de um programa que é considerado baixaria, seja uma novela, um reality show ou um programa de auditório. Pagar de intelectual te garante muitos ‘likes’”, constata o publicitário, se referindo ao famoso botão ‘curtir’ do Facebook.

Madalena concorda com a ideia de que os detratores do reality querem mesmo parecer mais inteligentes. “Só que muitas vezes o tiro sai pela culatra. Porque eles escrevem as críticas na internet com um monte de erros de português e de concordância”, alfineta a advogada.

 

 

Confira galeria de posts na rede social Facebook

clique aqui

 

IG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta e Lula se reúnem e selam parceria para aprovar pacote de Haddad; paraibano deve liderar articulações na Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…

28 de novembro de 2024

DNIT anuncia bloqueio temporário na BR-230 para remanejamento de rede elétrica neste domingo

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…

28 de novembro de 2024

Reforma administrativa: Vereador do PP coloca nome à disposição para pasta da Segurança em JP: “Tenho capacidade”

O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…

28 de novembro de 2024

Projeto de Veneziano aumenta tempo de banimento de torcedores violentos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…

28 de novembro de 2024

Menor preço do litro da gasolina chega a R$ 5,73 em João Pessoa

O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…

28 de novembro de 2024

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…

28 de novembro de 2024