O Sabadinho Bom deste final de semana vai ter o choro como protagonista. É o que promete o instrumentista Geovane Santos, que se apresenta junto com um time de músicos. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acontece na Praça Rio Branco, a partir do meio-dia e é gratuito.
“O Sabadinho Bom chega ao final do ano com um clima de muita tranquilidade e sucesso. Fizemos excelentes tardes de sábado na praça Rio Branco com músicos de qualidade artística e estética, com a presença de um público sempre generoso, sempre participativo, o que torna o Sabadinho Bom uma experiência cultural e social muito forte. Estão todos de parabéns”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
O instrumentista Geovane Santos avalia a iniciativa como muito importante para os músicos locais. “É um espaço onde podemos divulgar o choro, primeira música genuinamente brasileira. Esse evento deveria ser expandido a outras cidades da Paraíba”, considera.
No choro, o repertório inclui músicas de Severino Araújo, que realizou um trabalho muito importante do ponto de vista cultural para a cidade de João Pessoa, K-Ximbinho, além de outro nordestino que tem renome nacional, José Menezes. Além do choro, o samba, que é outra grande manifestação cultural do Brasil, também vai ter espaço na tarde de sábado.
Entre as músicas que serão apresentadas ao público estão Espinha de bacalhau, de Severino Araújo; Deixe o breque pra mim, de Altamiro Carrilho; e Maluquinho, de José Menezes.
Com Geovane Santos no clarinete, o grupo se completa com Pelágio Nerício no violão de sete cordas; Lucas Wanderley no cavaquinho e Adriano Gomes no pandeiro. Geovane explica que os músicos fazem uma formação clássica do choro, um conjunto chamado de regional, ou seja, uma formação que permite muita versatilidade para a execução das músicas.
“A minha expectativa é tentar levar alegria aos presentes através da música e também poder divulgar o choro. Por isso, convidamos a todos para curtirem uma tarde maravilhosa ao som de clássicos da música brasileira. Foi tudo preparado com muito carinho. Então, venham se divertir”, convida.
Secom-JP