Categorias: Cultura

Salão do Artesanato será aberto neste domingo em Campina Grande

PUBLICIDADE

 Com o tema “Das águas que renovam a esperança nasce o desenvolvimento”, a 26ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba será aberta neste domingo (18), às 19h, em Campina Grande.

O evento, que ocorrerá até o dia 2 de julho, mostrará o melhor do artesanato paraibano, além de atrações culturais, como teatro de bonecos e danças folclóricas ao som do autêntico forró pé de serra, xaxado e baião.

A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP).

De acordo com a organização do Salão do Artesanato, a expectativa é que o evento receba um público de, no mínimo, 50 mil visitantes, com vendas que devem chegar a R$ 1 milhão. Ao todo, participam do Salão 333 artesãos, selecionados por meio de Edital de Chamamento Público. São oito regiões representadas, equivalentes a 80 municípios paraibanos, beneficiando mais de duas mil pessoas.

 

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, destaca que a realização do evento neste período do ano é muito esperada, já que coincide com as festividades juninas.

“As festividades juninas são o símbolo da cultura nordestina, da cultura paraibana. Isso, sem dúvidas, acaba beneficiando o Salão do Artesanato, que oferece à população do Estado, aos turistas, produtos muito representativos de nossa identidade cultural”, explicou.

Quem visitar o Salão do Artesanato, realizado durante o Maior São João do Mundo, poderá ouvir o melhor do forró, xaxado e baião, além de MPB. Teatro de bonecos e danças folclóricas também fazem parte das atrações culturais da 26ª edição do evento.

“Além disso, teremos desfiles de Moda PAP, um projeto do PAP que objetiva apresentar a moda de forma autêntica, mostrando as tipologias de fios existentes no Programa do Artesanato, a exemplo da renda renascença, do fuxico e do bordado”, completou Lu Maia.

O tema – O tema desta edição – “Das águas que renovam a esperança nasce o desenvolvimento” – faz homenagem à transposição das águas do Rio São Francisco, promessa de uma vida melhor para os paraibanos, com cerca de 90% dos municípios em estado de emergência.

“Essa água também traz esperança para o nosso artesão, com grande parte deles vivendo em regiões de seca muito forte, tendo dificuldades para elaborar seus produtos à base de argila, por exemplo. Por isso, a escolha do tema”, acrescentou a gestora do PAP.

Redação com assessoria

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emerson Panta entrega nova Base da Guarda Municipal e reforça legado em segurança pública em Santa Rita

A segurança pública de Santa Rita deu um grande passo nesta quinta-feira (26) com a…

26 de dezembro de 2024

Hervázio Bezerra volta a defender candidatura de Cícero Lucena ao governo da Paraíba em 2026: “Fortíssimo candidato”

Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…

26 de dezembro de 2024

Opinião: “O Auto da Compadecida 2” e o desafio de dar continuidade a um clássico

A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…

26 de dezembro de 2024

COVID-19: acumulado de vítimas fatais em decorrência da doença chega a 714 mil

No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…

26 de dezembro de 2024

Operação Natal 2024 da PRF registra 40 acidentes com 48 pessoas feridas em rodovias federais que cortam a Paraíba

Quase 5 mil pessoas foram atingidas por ações educativas durante o período da Operação A…

26 de dezembro de 2024

Suspeito de matar e arrancar coração de homem em Campina Grande é preso e confessa crime

Cinco dias após cometer um crime brutal, o suspeito de assassinar e arrancar o coração…

26 de dezembro de 2024