Tem sido generalizada a crítica dos cantores forrozeiros à invasão do “sertanejo” e outros estilos nas festas juninas do Nordeste. Os desabafos ganharam força após o episódio envolvendo o sanfoneiro Flávio José no São de Campina Grande. Flávio reclamou da redução do seu show no Parque do Povo pela organização de festa para ampliar o tempo do show do sertanejo Gusttavo Lima. A partir daí,uma onda de solidariedade surgiu em favor do paraibano de Monteiro.
No último final de semana, ao participar do São João de Bananeiras, no Brejo paraibano, o cantor e forrozeiro Santana, fez um desabafo em favor do forró tradicional nas festas juninas do Nordeste.
“Essa festa se tornou grande desse jeito porque é diferente. Quando você é diferente, você é rapidamente notado. Isso é um presente que nossos pais e nossos avós nos deram, então vamos cuidar com carinho, porque quem não sabe ter, até o que tem lhe será tirado, isso é bíblico”, desabafou Santanna.
Ao som da música Siá Filiça, dos compositores paraibanos Bira e Fátima Marcolino, Santanna fez analogias para lembrar que o momento é típico do Nordeste e deve ser valorizado como tal.
“Vocês já pensaram o que é uma canjica, um milho assado, até o pé de moleque, uma pamonha, e de repente isso ser substituído por hambúrguer? Em plena festa junina? Não vamos deixar isso acontecer não, pelo amor de Deus. Nós somos isso aqui, quando a gente começa a imitar outra cultura, nós não vamos passar de imitadores ruins”, disse Santanna, ao som do fole da sanfona.
O cantor Xand Avião também fez uma homenagem ao músico paraibano Flávio José na abertura de seu show, cantando “Tareco e Mariola”, no São João 2023 de Campina Grande.
Além da homenagem ao músico, Xand também disparou quanto a uma maior valorização do “forró tradicional” nas festas juninas, numa crítica à presença de outros estímulos musicais nas festas nordestinas.
“Essa homenagem [ao subir no palco e iniciar o show cantando ‘Tareco e Mariola’] eu queria fazer para um cara chamado Flávio José, que é paraibano igual vocês, que tem orgulho de ser nordestino, e aqui, e em lugar nenhum do Brasil e do mundo, ninguém vai derrubar o nosso munguzá. Sejam bem-vindos a um show de forró, com cantor de forró, cantando forró”, criticou Xand .
O cantor Dorgival Dantas também reforçou a solidariedade dos forrozeiros a Flávio José. Ao se apresentar no Parque do Povo, no último final de semana, ele destacou o legado do “Caboclo Sonhador” e disse que gostaria de sentar numa mesa tomando café para assistir a “um show completo” de Flávio José.
SL
PB Agora
O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…
Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…