Categorias: Cultura

Semana do Músico tem Camerata Popular e Grupo de Flautas

PUBLICIDADE

 O maestro Rogério Borges, a Camerata Popular da Paraíba, e o Grupo de Flautas da Escola Pequeno David, de João Pessoa, integram a programação da Semana do Músico 2012 e sobem ao palco do auditório da Estação cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, neste sábado (24), a partir das 18h. A entrada é aberta ao público.

O grupo de flautas, primeiro a se apresentar, surgiu dentro da Escola Pequeno Davi, uma ONG-Escola que promove um trabalho de resgate de crianças e adolescentes em situação de risco social. A Pequeno Davi está localizada no baixo Roger e tem como missão contribuir para a promoção dos direitos da criança e adolescente, por meio de ações de educação integral e de intervenção nos espaços políticos da Paraíba.

A Escola Pequeno Davi surgiu em 1985 e foi fundada pelos religiosos da Casa São Vicente de Paula, com o intuito de abrigar crianças e adolescentes que viviam nas ruas. Uma equipe de jovens da Pastoral do Menor, em 1995, assumiu a instituição, iniciando um trabalho educacional com crianças e adolescentes do Roger, tendo como base o Estatuto da Criança e Adolescente.

Hoje, a Casa Pequeno Davi é uma organização da sociedade civil sem fins econômicos que desenvolve atividades educacionais com crianças e adolescentes do Bairro Róger e adjacências do Terminal Rodoviário em João Pessoa.

Camerata Popular da Paraíba – A segunda atração da noite é a banda Camerata Popular da Paraíba, regida pelo maestro Rogério Borges. “Nós somos a antiga Experimental Jazz Band e trabalhávamos com o standart do jazz norte-americano. Mudamos de nome e hoje tocamos apenas canções originais, a maioria de minha autoria”, contou Rogério Borges.

Na trajetória da Camerata, estão artistas de renome nacional e internacional como o baixista Michael Pipoquinha, o saxofonista e flautista espanhol Fernando Wilhelmi, os trompetistas Fernando e Moises Alves, o saxofonista Costinha, o tecladista e acordeonista Ricardo de Brito e a cantora Amanda Cunha. Dessa forma, o grupo vive hoje, além de um novo nome, um novo momento e a proposta musical totalmente voltada para o resgate da música da Paraíba e sua variedade rítmica (caboclinho, baião, afoxé, maracatu, frevos, cirandas, etc.).

Hoje no Brasil vem surgindo varias orquestras que têm como intuito resgatar a musica regional de cada estado como, por exemplo, a Spok Frevo de Pernambuco, que faz uma releitura com frevo de rua usando elementos jazzísticos. A Camerata Popular da Paraíba utiliza na formação de sua orquestra um instrumento característico da música nordestina, a sanfona, e mistura ritmos nordestinos com latinos.

Serviço:
Semana do Músico 2012
Camerata Popular da Paraíba e Grupo de flauta da Escola Pequeno Davi
Data: sábado (24)
Hora: 18h
Local: Auditório da Estação Cabo Branco
Entrada gratuita
Informações: 3214.8303/ 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Twitter: @estacaocb

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024