A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai modificar o trânsito no Centro e reforçar o transporte coletivo para o desfile do bloco Cafuçu, nesta sexta-feira (9). O objetivo é garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres durante a organização do evento e a passagem dos foliões.
A Semob-JP designou 25 agentes de mobilidade urbana para monitorar e disciplinar a área do desfile e todo o seu entorno. Os agentes irão proibir o estacionamento na Avenida Visconde de Pelotas a partir das 12h desta sexta-feira, no trecho compreendido entre o Ponto de Cem Réis e a Praça Dom Adauto.
A partir das 18h, a Semob-JP vai bloquear totalmente a Praça 1817 (parte de cima), Avenida Visconde de Pelotas, o encontro das Ruas Arthur Aquiles e Treze de Maio (CDL) e Rua Barão do Abiaí com a Treze de Maio (Caixa Econômica), além do bloqueio da Avenida Visconde de Pelotas com Pedro I, na altura da Praça Dom Adauto.
Com a interdição da Rua Visconde de Pelotas, os veículos que vêm da Rua Rodrigues de Aquino serão desviados pela parte de baixo da Praça 1817 e Avenida Padre Meira em direção ao Parque Sólon de Lucena (Parque da Lagoa).
Transporte coletivo – Nesta sexta-feira, a operação das linhas de transporte coletivo será a seguinte: o Projeto Tetéu será reforçado com um veículo extra em cada linha, realizando em torno de 22 viagens extras até o fim do evento.
Táxi – Haverá pontos de táxi na Praça 1817 (parte de baixo), Parque da Lagoa e na Rua Barão do Abiaí.
Linhas do Tetéu que receberão reforço – 101 – Grotão / 104 – Bairro das Indústrias / 108 – Alto do Mateus / 118 – Valentina-Paratibe/Mussumago / 203 – Mangabeira VII / 301 – Mangabeira / 504 – Mandacaru / 507 – Cabo Branco / 510 – Tambaú / 1500 – Circular / 5100 – Circular.
Após 1h da madrugada, deverão circular também, realizando duas viagens extras, as linhas 204 (Cristo), 302 (Mangabeira/Cidade Verde), 116 (Colinas do Sul), 701 (Alto do Mateus) e 5201 (Colinas do Sul).
Havendo necessidade, a Semob-JP determinará às empresas o acréscimo do número de ônibus para atender à demanda de usuários na volta para casa. A recomendação do órgão é que os foliões utilizem o transporte público ou táxi para ir ao evento.
Educação na folia – As equipes da Divisão de Educação (Died) da Semob-JP também estarão no desfile do Cafuçu distribuindo material educativo com os foliões, bem como os condutores de veículos que passarem pelos bloqueios no entorno do local do desfile. A chefe da Died, Gilmara Branquinho, disse que a presença dos educadores do órgão nestes grandes eventos é fundamental, principalmente no período carnavalesco onde o índice de acidentes aumenta, para conscientizar as pessoas no sentido de respeitarem a vida, não misturando álcool e direção.
Para informações, a Semob-JP disponibiliza os telefones 0800-281-1518 e 3218-9310/9311 e 3218-9420.
Assessoria
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, refletiu sobre o comportamento do eleitorado nas últimas…
Na manhã desta quarta-feira (30), um episódio incomum ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.…
Na madrugada desta quarta-feira (30), a Polícia Militar capturou dois suspeitos envolvidos na tentativa de…
O Progressistas (PP) emerge das eleições de 2024 como o partido que comandará a maior…
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) inicia, nesta sexta-feira (1º), a quinta…
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa divulgou, nesta terça-feira (29),…