Categorias: Cultura

Serraria é a 5ª cidade do Brejo a realizar a Rota Cultural Caminhos do Frio

PUBLICIDADE

Conhecida como a cidade das cavalgadas, Serraria é o quinto município a promover a Rota Cultural Caminhos do Frio, na região do Brejo paraibano. Depois de Areia, Pilões, Matinhas e Solânea, turistas e paraibanos terão uma semana para curtir as diversas atividades culturais da região, com destaque para o artesanato, culinária e artes plásticas. A Rota vai ser aberta nesta segunda-feira (29), a partir das 19h, no Salão Nobre da prefeitura, com apresentações culturais.

Durante a semana serão realizadas feiras de gastronomia, oficinas de teatro e dança, incluindo a capoeira, pinturas. Um dos pontos altos é a promoção do III Seminário de Agricultura Familiar, oportunidade em que haverá debates sobre o setor, que vem desenvolvendo a geração de renda para centenas de agricultores paraibanos.

A programação prevê ainda shows na Praça central da cidade, como Os 3 do Xamego, que se apresenta na quinta-feira (01), os repentistas João Lourenço e Pereira Santos; na sexta-feira (02) haverá o show do grupo Peruano, ex Cavaleiros do Forró. No domingo haverá a atividade mais aguardada por todos, a Cavalgada da Fé, que juntará a tradicional com a religiosidade.

Tradição – Serraria – que fica a 90 quilômetros de João Pessoa – é destaque pela promoção de Cavalhadas, conhecidas pelo nome de Corrida das Argolinhas, e ainda pelos torneios de futebol amador. A população é predominantemente católica. A sua principal festa religiosa é promovida no dia 31 de dezembro, data consagrada ao Sagrado Coração de Jesus. A cidade está a 612 m acima do nível do mar, e o frio é uma característica. As baixas temperaturas são de maio à agosto, chegando a 15° com sensação térmica de 12º. Moradores antigos dizem já ter presenciado chuvas de granizos.

Atrativos turísticos – Matriz do Sagrado Coração de Jesus e Praça Antônio Bento – Localizadas no centro da cidade, a praça é marcada pela presença de um obelisco, uma moldura e uma roda de moinho em referência à vasta quantidade de engenhos da região. Em relação à Igreja, antes foi uma humilde capela da qual existia um altar em louvor a Nossa Senhora da Boa Morte. A população de Serraria é predominantemente Católica.

Engenho Baixa Verde – Construído em 1883 pelo então Sr. Joaquim Miranda de Melo e sua esposa Nazinha Espínola é um dos acervos arquitetônicos mais completos encontrados na arquitetura colonial rural do Nordeste. A arquitetura é imponente e guarda os seus aspectos originais como: Casa-grande; Capela; Casa de hóspedes; Senzala; Barracão; Terraço e depósito para secagem e armazenamento do café; Engenho com moenda, sala de fermentação e alambique para destilação da Cachaça Vila Real e todo um conjunto arquitetônico que faz do Engenho Baixa Verde uma verdadeira volta ao passado onde as belezas do período colonial ficam evidenciadas em cada detalhe de sua construção com a presença das suas “eiras e beiras” e seus ricos detalhes esculpidos nas fachadas.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa é eleita como o destino mais procurado do mundo para 2025

João Pessoa, capital da Paraíba, foi eleita o destino mais procurado do mundo para 2025,…

22 de novembro de 2024

Saúde do Estado monta postos médicos avançados para atender romeiros da Penha em João Pessoa

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai instalar…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Pollyanna Dutra se coloca à disposição para 2026 e avisa: “Pronta para qualquer projeto político do PSB”

Em entrevista à Rádio Band News FM nesta sexta-feira (22), a secretária de Desenvolvimento Humano…

22 de novembro de 2024

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados por tentativa de golpe deve ocorrer em 2025

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por…

22 de novembro de 2024

Cícero revela planos para construir Vila Olímpica para paratletas ao lado do Almeidão

Durante encontro com os nove atletas da Rede Municipal que vão representar João Pessoa e…

22 de novembro de 2024