Sob o comando do cineasta Hipólito Lucena, começa amanhã mais uma edição do Comunicurtas, da UEPB

PUBLICIDADE

Inicia-se amanhã a tão aguardada edição do Festival Comunicurtas da UEPB, e, para celebrar o evento, destacamos a figura multifacetada de Hipólito Lucena, coordenador do festival audiovisual de Campina Grande. O jornalista, ator, diretor e produtor compartilha sua trajetória permeada pela arte e sua dedicação ao cenário cultural da região.

Hipólito Lucena, graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é uma personalidade que transcende as fronteiras da comunicação, mergulhando também nas esferas da atuação, direção e produção artística. Seu envolvimento com a UEPB não se limita apenas à graduação, pois já desempenhou o papel de professor na instituição.

Atualmente, Hipólito assume a liderança da Coordenadoria de Comunicação da UEPB, desempenhando um papel crucial nos 50 anos do Curso de Jornalismo. Sua dedicação e experiência contribuem para o aprimoramento da formação acadêmica na área de Comunicação Social, deixando uma marca significativa no desenvolvimento profissional dos estudantes.

O polivalente profissional falou sobre sua conexão com a arte e como essa paixão moldou sua carreira ao longo dos anos. Hipólito destacou a importância do @comunicurtas como um espaço para a expressão audiovisual, promovendo o diálogo entre criadores, profissionais e amantes do cinema em Campina Grande.

O perfil versátil de Hipólito Lucena reflete não apenas sua competência nas diversas áreas em que atua, mas também seu comprometimento em impulsionar o cenário cultural e acadêmico da região. Durante comunicurtas, a contribuição de Lucena para o universo audiovisual ganhará destaque, consolidando seu papel como um dos protagonistas na promoção da arte e da comunicação em Campina Grande.

O FESTIVAL

Tem início nesta quinta-feira (14) a 18ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. As exibições das mostras competitivas e outras atividades acontecem até o domingo (17). Serão quatro dias de muitos filmes, momento culturais, debates com os idealizadores, exposição de fotografias e outros. Não faltará opções para o público, uma vez que a programação acontece no Sesc Centro, Museu do Artista Popular da Paraíba (MAPP), Teatro Municipal Severino Cabral e Bar do Tenebra.

O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros. A abertura oficial terá início às 19h, no Teatro do Sesc Centro. Após, será exibida a “Mostra de Longas”.

Também integram as mostras competitivas do festival “Tropeiros da Borborema”, “Mostra Brasil”, “Estalo”, “Mostra A Ideia é…”; “Tropeiros de Telejornalismo”; “Mostra Som da Serra”; “Mostra Tropiqueers”, “Mostra Território e Liberdade”, e “Mostra Cine Teia”. A temática escolhida para este ano foi “O cinema em Super 8: Experimentações e Fruições”.

O cinema em Super 8 foi uma importante forma de produção cinematográfica, especialmente nas décadas de 1960 a 1980, antes do advento dos formatos de vídeo digital. O Super 8 era um formato de filme de 8mm bastante popular entre amadores e entusiastas do cinema, pois era mais acessível e fácil de usar em comparação com os formatos de 16mm e 35mm, que eram mais caros e requeriam equipamentos mais sofisticados.

Após os dias de exibições, os vencedores serão conhecidos no domingo (17), às 20h30, no MAPP, quando acontece a cerimônia de premiação e encerramento do festival. Vitrine para os amantes do cinema, o Comunicurtas UEPB também tem o caráter pedagógico, conforme destacou o coordenador do Festival, o jornalista Hipólito Lucena, visto que a cada edição envolve diversos estudantes que atuam em toda a logística do evento de forma efetiva. Confira a programação completa do Festival clicando AQUI.

Estreia
Será exibido pela primeira vez o documentário Aristóteles “Tota” Agra (⭐1956 ✝️1999), personagem que marcou a política paraibana nas décadas de 1980 e 1990 com pautas inovadoras e polêmicas, como a questão ambiental e a legalização da cannabis para diferentes fins.

Herdeiro de uma família tradicional, carismático, popular, visionário e controverso, apesar de maldito e combatido por setores conservadores, Tota figurou no centro do debate nacional sobre a maconha. Mesmo com uma vida conturbada e uma morte prematura, sua atuação consistente em defesa desta planta continua viva na memória de muitos, inclusive inspirando atores sociais e instituições contemporâneas que fazem da Paraíba uma vanguarda no uso medicinal da cannabis.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024